Por mais que alguns agentes da política em Araripina estejam se esquivando de tratar de Eleições 2024 publicamente no atual cenário, seus comportamentos dizem exatamente o contrário, mas, o fato é que o momento é de muitas especulações tanto no grupo do prefeito Raimundo Pimentel, quanto na oposição.
O trabalho natural da imprensa é apurar, apurar, e apurar, para ir montando peças e informações relevantes que condizem com a realidade para passar para a população que buscam em nós, saber os nomes dos possíveis candidatos com chances de lançar uma candidatura competitiva em 2024.
Após alguns dias, ouvindo agentes de ambos os grupos políticos, e pessoas de várias tendências partidárias, chegamos a um raciocínio que nomes como o do vice-prefeito Evilásio Mateus, da ex-deputada Roberta Arraes, do empresário Tião do Gesso, e do médico Aluízio Coelho, são os mais lembrados para suceder o prefeito Raimundo Pimentel, já que o mesmo está no 2° mandato, e no próximo ano, precisa indicar outra pessoa para dar continuidade a seu projeto político pessoal de ser candidato a deputado federal em 2026. Para isso, é de fundamental importância que a prefeitura de Araripina, esteja sob o controle do seu grupo político.
Atualmente, entre os nomes dos possíveis sucessores de Pimentel, o vice, Evilásio Mateus, e o médico Aluízio Coelho, são os mais lembrados dentro do grupo da situação. Aí que começa às especulações, segundo o próprio Pimentel, ele ainda não tem um nome definido para indicar como o candidato do grupo para lhe suceder, gerando uma ansiedade na sua base aliada tanto nos que aguardam sua indicação, como nas lideranças que estão em campo e são questionados pela população por onde andam. O comportamento de Pimentel, em não querer tratar 2024 nesse momento, é natural, e um direito que ele tem, mas, ao mesmo tempo surgem várias espectativas tanto nos políticos que já são carimbados em eleições, como é o caso de Evilásio e Aluízio, e, também em quem tem seu nome ventilado de fontes aleatórias, como é o caso da secretária de Saúde, Roberta Falcão, que é parente da deputada estadual Socorro Pimentel, e que vira e mexe, seu nome aparece como uma opção dentro do grupo como possível candidata a prefeita em 2024, mas, até o momento, não passa de especulações. Na oposição, a queda de braço está entre Roberta Arraes e Tião do Gesso, ambos já manifestaram que pretendem participar do pleito eleitoral em 2024, mas, sabem que se saírem divididos, seria dar muita colher de chá ao grupo da situação vencer às eleições sem muita dificuldade. O desejo dos aliados da ex-deputada é que Tião viesse a compor a chapa dela, mas, na vice. Já os aliados de Tião, também desejam que a deputada indique um dos filhos, Alexandre Filho (Xandinho), ou Humberto Arraes (Humbertinho), para a vice de Tião, e selar a união da oposição com única candidatura competitiva.Muitas águas ainda vão rolar, mas, às articulações políticas estão a todo vapor nos bastidores. Já estamos entrando para o mês 5, daqui a pouco já estaremos no meio do ano, daí para o final do ano é um pulo, e já já 2024 estará aí, será onde o caldeirão começará a ferver. Estamos aqui atentos às próximas novidades, e sempre que surgir fatos novos, estaremos juntos compartilhando com vocês.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência de Notícias