O processo penal nº 0000768-69.1999.8.17.0370 já se arrastava há mais de 20 anos e, após uma dezena de adiamentos, o julgamento foi finalmente realizado no dia de hoje.
OAB – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil editou súmulas que proíbem a inscrição, nos quadros da Ordem, de bacharéis que tenham sido acusados de “prática de violência contra mulheres e contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência física ou mental e LGBTQIA+”. As súmulas afirmam que os envolvidos nesses casos não têm idoneidade moral para advogar. “Mesmo nos casos ainda sem decisão judicial", conforme o voto do relator da consulta, o conselheiro federal Rafael Braude Canterji (RS).
A expectativa agora é por um pronunciamento do Presidente da OAB-PE, advogado Fernando Ribeiro, tendo em vista que mesmo ciente das gravíssimas acusações que pesavam contra o advogado Fred Vilaça (que já passou uma temporada preso pelo mesmo crime), optou por nomeá-lo recentemente para integrar uma das mais prestigiadas Comissões da OAB de Pernambuco.
Segundo fontes ouvidas pelo blog Fernando Ribeiro e Frederico Vilaça são amigos e fiéis aliados.
DA REDAÇÃO
Com informações da Agência de Notícias