segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

GOVERNO ANUNCIA VOLTA DE IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE COMBUSTÍVEIS, COM TRIBUTAÇÃO MAIOR SOBRE GASOLINA

IMPOSTO - O Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda-feira (27) a volta da cobrança de impostos federais sobre combustíveis. A suspensão da cobrança de impostos federais - PIS/Cofins e Cide - sobre combustíveis começou em março de 2022 e deveria durar só até o fim daquele ano. À época, a medida do presidente Jair Bolsonaro foi vista como eleitoreira por economistas e analistas políticos.

Desde que assumiu o Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad tem defendido a importância de voltar a cobrar os impostos federais sobre combustíveis. Haddad avalia que a medida é fundamental para garantir o equilíbrio fiscal. A saúde nas contas públicas contribui para a redução da inflação e abre espaço para a queda dos juros.

O Ministério da Fazenda informou que os impostos federais sobre combustíveis vão voltar a ser cobrados a partir de março, mas com alíquotas diferentes. Ainda não está definido o modelo da reoneração - se será por etapas, por exemplo. Mas o governo já decidiu que a gasolina, que é um combustível fóssil, mais poluente, vai ser mais tributada que o etanol.

DA REDAÇÃO
Fonte: G1