Ser conhecido é obrigação de todo político, mas como apresentar sua história de vida aos eleitores? Um candidato, para se eleger, precisa superar quatro desafios:
· Ser conhecido
· Ser identificado
· Ser comparado
· Ser votado
IMAGEM ILUSTRATIVA |
Tornar-se conhecido, sair das sombras para ser identificado pelo eleitorado, é um desafio que todo candidato deve enfrentar.
Ninguém vota num candidato que não conhece e precisa ser capaz de identificá-lo com sua mensagem, imagem, e publicidade, para poder compará-lo com os concorrentes.
O conceito "ser conhecido" presta-se a muitas confusões. Como regra o candidato parte do pressuposto de que é muito conhecido. Basta uma pesquisa para mostrar que, na grande maioria dos casos, o grau de conhecimento do eleitor fica muito, mas muito aquém das expectativas do candidato. Mesmo candidatos à Presidência da República, descobrem que a parcela do eleitorado que os conhecem é reduzida, em geral concentrada no seu estado e região.
Na eleição de 2002, por exemplo, o candidato que obteve maior índice de conhecimento foi Lula, seguido de Itamar. Ciro, Garotinho e Serra, precisavam ainda investir fortemente na divulgação de suas biografias. Estas observações precisam ser mais explicadas.
"Ser conhecido" somente significa conhecer mesmo o candidato, dominar informações importantes sobre ele, para um número muito reduzido de eleitores. No caso dos candidatos presidenciais da época, excetuando-se Lula e Itamar, não mais que um décimo do eleitorado declarou que conhecia bem os candidatos.
Os demais declaram conhecer "alguma coisa" ou "só de ouvir falar" , ou ainda "não sabem nada". O conceito "ser conhecido" então, precisa sempre ser mensurado em função do eleitorado total. O fato de aparecer na mídia, de ser reconhecido nas ruas, de ter disputado outras eleições, não garante que o candidato seja efetivamente conhecido dos eleitores.
Nunca é demais repetir que a política não é o interesse maior da maioria das pessoas e que o acompanhamento que fazem da política é superficial e assistemático. Além do grau de conhecimento, entretanto, é preciso ainda saber "como" o candidato é conhecido.
Qual a sua imagem para aqueles que dizem conhecê-lo? Ser muito conhecido por uma imagem negativa é fatal. Por outro lado, ser pouco conhecido pode vir a ser uma oportunidade de tornar-se conhecido com uma imagem positiva.
O comercial biográfico é a peça publicitária fundamental para a "construção" de uma imagem positiva para aqueles que conhecem pouco ou nada do candidato, e para sustentar aquela imagem para os que já conhecem o candidato. O comercial biográfico, e outras peças de publicidade, possuem a estrutura narrativa de uma estória, cujo tema é a vida do candidato desde o período de sua infância até o momento atual em que disputa a eleição. Esta história ilustra e enfatiza certos valores que o candidato alegadamente possui.
No comercial biográfico, na fase relativa à trajetória do candidato, o foco é a família.
Na fase da infância o foco é a família, os pais e irmãos, a união e harmonia no lar; as dificuldades enfrentadas (orfandade, pobreza); a luta e o trabalho incansável para superá-las e proporcionar um futuro para os filhos, oportunidade onde pode entrar a escola, com a antiga professora, sempre disposta a dar seu depoimento de que ele era um jovem estudioso e responsável.
Na fase da juventude e mocidade o foco é a faculdade que cursou, ou a ocupação (trabalho) que desempenhava, e com a qual ajudava a família. Nesta fase reaparece a família com o casamento e os filhos. Ainda nesta fase, usualmente se faz a conexão com a política, seja pela política sindical, estudantil ou partidária.
A partir desta fase começa a trajetória política, os ideais, lutas, realizações, cargos ocupados, decisões difíceis que teve de tomar, as pessoas importantes e respeitadas que o apoiaram, estimularam e confiaram nele, concluindo com o momento atual e o desafio que se propõe a enfrentar, se contar com o apoio e os votos dos eleitores.
Os comerciais biográficos seguem basicamente este roteiro, enriquecido com a trilha sonora adequada e com imagens diversas (fotos antigas, manchetes de jornais, fotos ou sequencias filmadas de obras realizadas, de pessoas importantes que o apoiaram, com a sua família, trabalhando, discursando etc).
O objetivo do comercial biográfico é tornar o candidato conhecido com a imagem desejada, sobretudo mostrar que sua história de vida preparou-o para a função que pleiteia. O comercial começa nostálgico e emotivo, para,gradativamente, abandonar o tom nostálgico pelo afirmativo, enfatizando sentimentos de otimismo e confiança em torno da missão que assumiu, e da sua identidade com as esperanças e expectativas dos eleitores.
Aparentemente fácil de realizar, este comercial é, na verdade, um dos mais difíceis, porque o eleitor já está imunizado contra ele. Sabe que a estória que vai ouvir/assistir é propaganda. Mas, assim mesmo tem curiosidade, porque, a maioria não conhece a vida do candidato. Fazer um biográfico que consiga atingir a emoção do eleitor, e que seja interessante de assistir, informativo e persuasivo, é sem sombra de dúvida um desafio para a publicidade da campanha.
Três últimas observações:
1. Quanto mais rica for a história de vida do candidato maiores são as chances de que a peça tenha forte impacto no eleitorado;
2. O candidato pode omitir passagens de sua vida que seriam prejudiciais, mas não deve, em hipótese alguma, mentir sobre sua história.
3. Prepare-se para defender sua versão, porque seus adversários vão procurar fatos para abalar a imagem que seu biográfico procurou passar para o eleitorado.