quinta-feira, 31 de outubro de 2024

RAQUEL LYRA E JOÃO CAMPOS ANTECIPARAM A DISPUTA ELEITORAL DE 2026 PELO GOVERNO DO ESTADO

Nestas eleições municipais, ficou evidente que a governadora Raquel Lyra (PSDB) não irá dar colher de chá para o prefeito João Campos (PSB), principal adversário dela na disputa eleitoral para a sua reeleição em 2026. Após o fim do 2° turno das eleições deste ano, o PSDB foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos em Pernambuco. Nos últimos quatro anos, a legenda da governadora subiu de 5 para 32 prefeituras. O PSB, que até este ano liderava o ranking, perdeu 22 cadeiras e ficou em segundo lugar, passando a comandar agora 31 municípios.

Essas foram as primeiras eleições municipais de Raquel Lyra como governadora, já que ela foi eleita em 2022. Ao ganhar 27 prefeituras desde então, o crescimento da legenda no ranking foi de 540%.

Na outra ponta, o PSB, que liderou o ranking de prefeituras por 16 anos entre os governos de Eduardo Campos (2007-2014) e de Paulo Câmara (2015-2022), foi o partido que mais perdeu o comando de municípios em comparação com as últimas eleições. O número passou de 53 para 31. Em 2020, a sigla também já tinha encolhido em número de prefeitos.

Mesmo com essas baixas no PSB, o jovem político João Campos já demonstrou que tem vocação e está em plena ascensão, e apesar de ainda restar dois anos para o próximo pleito eleitoral, ele é o principal nome da oposição a ameaçar a reeleição da governadora Raquel Lyra. 

Candidatos naturais ao governo de Pernambuco em 2026, João e Raquel  estabeleceram nessas eleições municipais, as bases da disputa que se anuncia.

DA REDAÇÃO 

Por José Portnalli Alencar 

Com informações do G1 Pernambuco 

"Faz Tua Obra Acontecer Senhor. Louvado Seja Deus!"