Craque nos gramados e também fora deles, Ronaldo Fenômeno aceitou convite de Luiz Lara, Dalton Pastore, respectivamente presidente e presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), e José Victor Oliva, presidente da Holding Clube, para participar, dia 29 de maio, como debatedor do V CONGRESSO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DA COMUNICAÇÃO, organizado pela Abap e pelo ForCom – Fórum Permanente da Indústria da Comunicação.
Ele está escalado para expor suas ideias sobre marketing esportivo no mercado brasileiro no painel “Grandes eventos: desafios e oportunidades”, presidida por José Victor Oliva.
Ronaldo vai falar dos cenários de negócios para a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro.
O V Congresso começa no dia 28 de maio, com a apresentação do arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz, no painel sobre Liberdade de Expressão e Democracia. O evento vai debater ainda temas como "O futuro da profissão"; "As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil"; "Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano"; "Comunicação one-to-one: personalização versus privacidade"; " As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia"; "Sustentabilidade e comunicação"; "Criatividade e sucesso"; "O consumidor com a palavra"; "Propriedade intelectual, legislação e ética"; "Novos caminhos para criar e fortalecer marcas"; e "Regionalização".
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.vcongresso.com.br).
A previsão dos organizadores é reunir no WTC cerca de dois mil participantes do mercado da publicidade, produção audiovisual, marketing direto, gráfica, veículos de comunicação, anunciantes, brindes, promoção, mídia exterior, entre outras.