A Polícia Federal deflagrou a 'Operação Geleira', por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (19/01) e está apreendendo documentos em órgãos públicos e prefeituras de cidades do interior do Piauí. O objetivo é combater crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e uso de notas fiscais frias.
Até agora, a informação que se tem é a de que a operação está prendendo autoridades nas cidades de Miguel Leão, São Raimundo Nonato, Caracol, Uruçuí e outras cidades. Os mandados de busca e apreensão e de prisões foram expedidos pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.
As investigações acontecem desde 2008 e a Polícia Federal manteve o sigilo por se tratar de investigação de prefeitos. A reportagem do 180graus confirmou através dos correspondentes nessas cidades, como Ana Sollo, de São Raimundo Nonato, e Tony Leal, de Miguel Leão. Um delegado da PF-PI confirmou: o prefeito de Miguel Leão Bismarck Santos de Arêa Leão foi preso em sua casa, por volta das 6h. A sede dessas prefeituras estão lacradas. Apenas tesoureiros, acompanhados de agentes da PF, estão entrando para encontrar documentação.
A todo momento chegam malotes e pessoas presas
NOTA DA PF-PI
A Polícia Federal no Piauí divulgou nota e comunica que, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União-CGU e do Ministério Público Federal, na manhã de hoje (19/01) deflagrou a “Operação “Geleira”, na qual há participação de 325 (trezentos e vinte e cinco) policiais federais de vários Estados e 28 (vinte e oito) servidores da Controladoria Geral da União-CGU, objetivando dar cumprimento a 84 (oitenta e quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 30 (trinta) de Mandados de Prisão na Capital e no interior do Estado do Piauí com a finalidade de desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado do Piauí. Maiores informações serão fornecidas no decorrer desta manhã, além de uma entrevista coletiva no auditório desta Regional para repassar todos os números da operação.
Agentes da PF-PI chegam com documentos
AUTORIDADES PRESAS
Até o momento nenhuma prisão foi confirmada pela Polícia Federal. Tudo o que existe ainda é extra-oficial. O correspondente do 180graus (Blog que passou as informações para o CASA DE ABELHA), na cidade de Miguel Leão, Tony Leal foi quem confirmou que o prefeito Bismarck Arêa Leão foi preso na operação. "Ele estava em sua casa na cidade quando a Polícia chegou, o abordou e levou preso, afirmando que estariam levando-o para a sede da PF em Teresina. Flagrei, como repórter, um malote de documentos sendo levados de dentro da prefeitura de Miguel Leão", informou Tony Leal, por telefone. O jornalista Ieldyson Vasconcelos, do programa Bom Dia Meio Norte, da TV MN, anunciou que o ex-prefeito de Uruçuí Chico Filho, atual secretário do primeiro escalão do Governo Wilson Martins (é diretor do Emater), foi preso. O editor do site 'Notícias de Uruçuí' Jackson Filho informou que o atual prefeito da cidade Valdir Soares está dentro da sede da prefeitura prestando esclarecimentos e também teria sido preso. O seu irmão, Giliard, teria tentado agredir um agente, reagindo à prisão para não ser preso. Acabou sendo levado algemado. Um avião foi colocado a disposição e desembarca no hangar da PF com alguns dos presos no interior do estado.
Prefeito de Miguel Leão foi um dos primeiros presos a chegar |
A reportagem do 180graus que está na sede da PF confirma através de advogados que chegam para tratar do caso, quem são os seus clientes que foram presos na operação.
Bismarck Arêa Leão - Advogado Vanderson Ferreira (atual prefeito de Miguel Leão)
Weslley Cardoso – Advogado Wenderson Henrique (Autoridade de Miguel Leão)
Ismendia da Silva - Advgada Lucélia Costa (Miguel Leão)
Valdir Campelo da Silva – Advogado Moriel Pompeu (Miguel Leão)
Genivaldo Campelo da Silva - Advogado Paulo Cesar Rodrigues (Miguel Leão)
Valdir Soares (atual prefeito de Uruçuí)
Chico Filho (ex-prefeito de Uruçuí)
Giliard Soares (irmão do prefeito de Uruçuí)
Agentes da Polícia Federal chegam com mais documentação
MALOTES CHEGAM COM DOCUMENTOS
Na sede da PF a movimentação é intensa. A imprensa não tem acesso ao pátio, onde vários malotes chegam a todo instante, trazidos por agentes da PF. São documentos, pastas, gabinetes de computadores e HDs. A movimentação de advogados também é grande. Familiares dos envolvidos também chegam a todo instante. A coletiva de imprensa está prevista para as 10h30 ou 11h. As informações são da comunicação da PF. O advogado Alexandre Nogueira, que é conhecido por ter clientes conhecidos da política local, como Wellington Dias e Assis Carvalho (ambos do PT), compareceu e disse que está na defesa de um cliente que é do interior do Piauí. Ele, no entanto, não quis confirmar o nome. No aeroporto, a movimentação também já é intensa. São prefeitos e autoridades municipais chegando. Até o momento duas viaturas, uma van e cerca de quinze agentes da PF estão no aeroporto esperando mais pessoas presas.
Fonte: http://www.180graus.com/