sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Faleceu nesta Sexta-Feira (21/01), Otília Ceci de Alencar, a primeira vereadora de Araripina e do estado de Pernambuco.


Faleceu na manhã desta sexta-feira 21/01, por insuficiência de múltiplos órgãos, a primeira vereadora de Pernambuco, Otília Ceci de Alencar aos 100 anos. Ela era natural do Araripe - CE, onde assumiu o mandato, em 1958. Dona Ceci trabalhou com o marido e, juntos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade, era mãe de 13 filhos, avó de 48 netos, 57 bisnetos e quatro tataranetos.

Marcada pela determinação e coragem, dona Ceci, como era carinhosamente chamada por todos, nasceu no Sítio São Bento, em 1910, e era filha do coronel Gualter Alencar Lima e Maria Cristina de Alencar. Casou-se em 1928, ficando viúva antes do nascimento do seu primogênito. Alguns anos depois, casou-se com o primo José Barreto Alencar, com quem teve 12 filhos. José Barreto morreu em 1957, um ano antes de Ceci assumir o Parlamento Municipal.

Praticamente criou os filhos sozinha, porém, com firmeza e dedicação, conseguiu formá-los. Hoje, eles ocupam lugar de destaque na sociedade araripinense. Era uma autêntica mulher sertaneja. Seu talento doméstico era apreciado por todos, com destaque para o preparo de licores. Era dedicada a orações e autora de poesias.