quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Estão se aproximando as eleições para os novos membros do Conselho Tutelar de Araripina.
Vários candidatos já manifestarão o interesse em compor a nova equipe do Conselho Tutelar, e se colocaram a disposição da aprovação da população de Araripina, nomes como o de Braz Batista, Nena da Vila, Sebastião Dias, Eldo do Alto, Antônio Barros, estão fazendo o corpo a corpo e conversando com familiares e amigos divulgando suas candidaturas.
Todos querem ser candidatos, mas é importante saber que o Conselheiro Eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, precisa superar o senso comum e o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e perseverança. Para ser um conselheiro eficaz deve incorporar em suas ações o compromisso com o bom resultado.
Lembre-se:
Pais, mães, tios, irmãos. Crianças e adolescentes. Juízes, promotores, delegados, professores. Médicos, dirigentes de instituições particulares, padres. Prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários. Assistentes sociais, psicólogos, vizinhos, parentes...
Esta é uma lista sem fim. O conselheiro tutelar, para desempenhar o seu trabalho, precisa relacionar-se com toda essa gente. Não é fácil. Não é impossível. É necessário.
Para facilitar o seu trabalho, o conselheiro tutelar deve estar sempre atento a isso e desenvolver habilidades imprescindíveis:
DE RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS.
DE CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA.
DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SOCIAL.
O conselheiro tutelar deve ser um construtor, um organizador, um persuasor permanente, com ações que combatam os pequenos atos malfeitos, improvisados, impensados e de horizonte curto.
Em breve divulgaremos aqui no CASA DE ABELHA 2010 a relação com todos os nomes dos candidatos a Conselheiros tutelar e o dia exato da eleição.