Para
o consultor político e de marketing planejado André Lage a inserção do planejamento
de marketing na gestão pública e das empresas, independente de seu ramo e seu
porte é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior
interação com os clientes e suas necessidades. Porém, a maior parte das micro e
pequenas empresas possuem uma atitude passiva em relação ao planejamento de
marketing.
Alguns
empresários da nossa região acreditam que seja apenas para grandes corporações,
e outros, simplesmente criam ações com base em vivencias próprias ou no que se
percebe no mercado, mas sem rumo definido e sem estratégias sólidas. Neste
sentido, André assumiu a diretoria de marketing da Uniclinic do Araripe na qual
após um estudo que teve por finalidade propor um plano de marketing para a
empresa com o intuito de minimizar a ação dos concorrentes e, ainda, inserir o
marketing como uma ferramenta de gestão estratégica. Para isso, realizou-se a
análise interna e externa da empresa, para verificação da situação atual da
mesma frente ao mercado em que atua. Em um primeiro momento foi realizada uma
entrevista com os sócios-proprietários da empresa, e, posteriormente,
aplicou-se um questionário com os clientes.
Os
resultados possibilitaram melhor análise com relação à atuação da empresa,
auxiliando no desenvolvimento do plano de marketing. Conclui-se que a
elaboração de planos formais contribui para o crescimento e desenvolvimento das
empresas, independente de seu porte.