quinta-feira, 21 de setembro de 2023

DR. PAULO RENÊ PARTICIPA DE AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA NA DEFESA DO PÓLO GESSEIRO DO ARARIPE DIANTE DA AMEAÇA DA IMPORTAÇÃO DE GIPSITA

O vice-prefeito de Trindade, e também empresário do setor gesseiro, Dr. Paulo Renê participou na última terça-feira (19), de uma Audiência Pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados sobre os impactos da importação de gipsita no mercado nacional.

A reunião foi solicitada pelo deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE). Ele destaca que a maior parte da gipsita brasileira é produzida no Polo Gesseiro do Araripe, que compreende os municípios pernambucanos de Araripina, Trindade, Ipubi e Ouricuri. A gipsita chega ao mercado doméstico a preços elevados por causa do transporte, que é exclusivamente rodoviário.

"Aqui em Brasília viemos participar dessa audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, relacionada aos impactos da importação de gipsita. Nosso intuito, além de fortalecer nosso setor é evitar que essa importação de gipsita cause danos econômicos e sociais para toda região do Araripe." Afirmou Dr. Paulo.

O encarecimento do produto nacional devido a impostos elevados e logística, tem causado um significativo aumento das importações da Espanha, e até de Marrocos. Entre fevereiro de 2020 e abril deste ano, essas importações atingiram nada menos de US$ 28,7 milhões de dólares, correspondendo a R$ 148,8 milhões de reais, que os produtores nacionais deixaram de faturar em 39 meses.

A gipsita é um sulfato de cálcio natural desidratado usado como matéria-prima para fabricar produtos de vários setores, como construção civil,  indústria medicinal e agrícola.

Também estavam presentes na audiência a deputada estadual Socorro Pimentel, e o deputado federal Fernando Filho.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações da Agência de Notícias e

Agência Câmara de Notícias

"Deus Seja Louvado!"