quarta-feira, 12 de maio de 2021

ELEIÇÕES 2022 - SEIS NOMES JÁ SE MOVIMENTAM NO SERTÃO VISANDO A ASSEMBLÉIA DE PERNAMBUCO

Os atuais representantes do Araripe na Assembléia Legislativa de Pernambuco - ALEPE, o deputado Antônio Fernando (PSC) de Ouricuri, e Roberta Arraes (PP) de Araripina, poderão ter no mínimo mais 04 concorrentes só na região de suas bases eleitorais para ameaçar a manutenção dos seus cargos eletivos nas próximas eleições 2022. Sem contar com os candidatos forasteiros que toda eleição surgem garimpando votos na região. 

Certamente será uma batalha de gigantes, e só obterá sucesso quem assimilar o sentimento da população e souber tirar bom proveito na construção de bases sólidas, e na representatividade popular para se sobressair perante os demais concorrentes no resultado final das urnas.

Com um mandato pouco expressivo mesmo antes da pandemia, o deputado ouricuriense Antônio Fernando certamente irá enfrentar dificuldades caso deseje renovar o seu mandato próximo ano. Sabemos que a pandemia limitou quase todos os setores da economia, mas pra quem está na vitrine de um cargo eletivo, os desgastes são inevitáveis quando falta habilidades para lhe dar com essas situações adversas. Das duas, uma, ou o parlamentar realmente não conquistou ações para a região, ou conquistou, mas não divulgou. Em todo caso, o blog está disponível para divulgar ações e aplicação de emendas que venham beneficiar a população do Araripe.

A pandemia, além de limitar as atuações dos atuais parlamentares, também, os distanciaram das suas bases, procrastinando ações, atividades presenciais, e fazendo com que deixem de usar a influência do cargo para fortalecer o capital político que garantiria com mais tranquilidade suas futuras reeleições. Os trabalhos legislativos estão acontecendo de forma remota, muitas vezes sem o conhecimento da população. 

Através de uma apuração nos bastidores da política na região do Araripe, pelo menos, mais 04 nomes de expressão no Sertão, já se movimentam politicamente objetivando participarem das próximas eleições concorrendo a vagas para a ALEPE. 

Então, vamos contar quantos candidatos terão na região do Araripe:

Antônio Fernando e Roberta Arraes ( disputarão reeleição ).

Aluízio Coelho (PSC)

Lamarth Piancó (PSL)

Karol Barros (PSDB)

Dra Socorro Pimentel (PTB)

Candidato em 2018 a deputado estadual, e vice-prefeito na chapa de Tião do Gesso na última eleição 2020, o médico Aluízio Coelho (PSC) tem trabalhado discretamente, mas segundo informações,  está se movimentando nos bastidores tanto em Araripina, quanto a nível estadual, e principalmente na capital pernambucana, buscando apoio e fortalecimento político com planos efetivos em viabilizar uma candidatura competitiva. Seu partido o PSC compõe a base aliada do governo do estado, e certamente irá tentar tirar proveito disso em troca de apoio ao candidato a governador apoiado por Paulo Câmara.

O experiente político trindadense, e empresário Lamarth Piancó (PSL) é outro que também foi candidato a deputado estadual nas eleições 2018, não foi eleito, mas garante que ganhou notoriedade de nivel estadual, e em 2022 virá com mais musculatura política para participar do pleito com mais competitividade. Segundo ele, hoje conta com o apoio da prefeita de Trindade, Helbe Rodrigues (PSL), e de mais 12 vereadores, sendo 06 em Trindade, e mais 06 em outras cidades vizinhas. Além disso, tem trabalhado na articulação partidária para unir grupos políticos independentes em torno do seu projeto em outras cidades da região.

Se movimentando para estrear na política como candidata a deputada estadual nas próximas eleições, a jovem e bela primeira-dama de Ouricuri, Karol Barros (PSDB) tem sido uma grande referência do grupo do prefeito Ricardo Ramos (PSDB) no município. Muitos garantem que sua participação na gestão do marido foi fundamental para garantir a renovação do mandato dele na disputada eleição do ano passado. Além da base eleitoral em Ouricuri, Karol Barros também poderá ter uma forte penetração em Araripina por ser natural de lá, filha de Zé Barrinha, um dos grandes empresários da região, e também irmã de Kalyne Barros, suplente de vereadora, muito querida na cidade. Diante desse cenário positivo, e aceitação populacional, é inegável que o nome de Karol tenha tudo para decolar também em outras cidades e regiões do estado, na tentativa de surpreender as urnas no próximo ano como estreante na política estadual.

Diante de uma rápida observação no cenário político das eleições 2018, concluímos que a ex-deputada e atual primeira-dama de Araripina Socorro Pimentel (PTB) só não está no exercício do seu segundo mandato de deputada estadual, por um erro na escolha do partido político que disputou a reeleição em 2018. Bastava ela ter permanecido no PSL, partido pelo qual foi eleita em 2014 que sua reeleição estava garantida tranquilamente. O partido  arrebentou de votos de legenda partidária em 2018 impulsionada pelo fenômeno Bolsonaro nas urnas. Infelizmente ela escolheu ficar no PTB de Armando Monteiro, e mesmo tirando 34.675 votos, ainda assim não foi eleita. 

Para comprovar o equívoco na escolha do partido, a última vaga que elegeu um deputado estadual em 2018 foi preenchida por Fabrizio Queiroz (PHS) que obteve 17.729 votos e ficou com a vaga que seria de Socorro caso ela estivesse no PSL. Naquela eleição ainda era permitido a coligação partidária entre partidos, e o PSL fazia parte da coligação Avança Pernambuco que era composto além do PSL, também pelo PRTB, PHS, e PV.  Com seus 34.675 votos, Dra. Socorro teria sido eleita facilmente. Inclusive, ela tirou mais votos do que a própria Roberta Arraes, que naquela eleição tirou 28.649, e por conta do seu partido o PP que fazia parte de outra coligação partidária, foi eleita.

Como podemos já imaginar, às próximas eleições 2022 serão uma das mais disputadas da história, além de provavelmente ter grandes nomes na disputa, também não haverá mais coligação partidária entre legendas, tornando a disputa entre os partidos que mostrar mais força no estado, e convocar o melhor time de candidaturas com nomes capazes de tornar o resultado do pleito mais justo e representativo.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Edição de Imagens: Wagner Pereira