quinta-feira, 13 de maio de 2021

APÓS POLÊMICA COM CODEVASF E ANOS DE ATRASO, GOVERNO DO ESTADO INICIA ASFALTO DA ESTRADA DE LAGOA DO BARRO

 

Aparentemente, dessa vez não é mais uma promessa de campanha do governador Paulo Câmara, até porque, ano eleitoral é só o próximo. Mas enfim, após muitas polêmicas em torno da obra de asfaltamento da estrada que liga a BR-316 até o distrito de Lagoa do Barro em Araripina, na última quarta-feira (11), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista esteve no município acompanhada da deputada estadual Roberta Arraes (PP) e aliados do governador na região para finalmente anunciar o início da obra mais esperada dos últimos anos.

Essa obra protagonizou uma polêmica inusitada entre o governo do estado e a CODEVASF. Primeiro porque Paulo Câmara vinha prometendo fazer ela desde o seu primeiro mandato. Mas vou resumir:

No distrito de Lagoa do Barro tem duas lideranças representantes de dois grupos políticos, um é o vereador Francisco Edivaldo (PP) que segue Roberta Arraes e o governo do estado, e o outro é o atual vice-prefeito Evilásio Mateus (DEM) que segue o prefeito Raimundo Pimentel (PSL) e os Coelho de Petrolina. Ano passado, durante o período eleitoral, Evilásio e Pimentel conseguiram quase 8 milhões para a realização da obra de asfaltamento dessa mesma estrada de LDB, através de emendas parlamentares enviadas por o deputado federal Fernando Filho (DEM), e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). 

Tudo muito lindo! Com os recursos disponíveis, e a obra prestes a iniciar, veio o governo do estado através da sua procuradoria e literalmente impediu que a CODEVASF realizasse a tão sonhada obra. 

Ao ser notificada que não poderia executar a obra, a CODEVASF tira o time de campo, e a obra volta para a estaca zero. Isso já em meados de outubro do ano passado. Diante da revolta da população, o governo do estado e seus representantes local voltam a prometer que a obra iniciaria em uma semana, botaram placas, chamaram os engenheiros e tudo mais para garantir isso.

Mexeram, viraram, e nada da obra iniciar em uma semana. Empurraram com a barriga, deixaram em banho maria, prometeram de novo, foram pra "Ricifi" tiraram fotos, voltaram, deram entrevista na rádio, os babão brigavam nas redes sociais... Até que enfim, estão dizendo que agora vai... 

Vamos torcer que dessa vez nenhum imprevisto impeça a efetiva conclusão dessa sonhada obra que levará dignidade e desenvolvimento econômico a toda aquela região merecidamente.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar