terça-feira, 30 de junho de 2015

FILTRO COLORIDO DO FACEBOOK TERIA SIDO UM EXPERIMENTO SOCIAL OU UMA NOVA FERRAMENTA DE PUBLICIDADE?

Na última sexta-feira (26), a internet repercutiu em grande escala a legalização do casamento entre pessoas de mesmo sexo em todos os estados dos EUA. Para mostrar apoio à causa, o Facebook lançou um filtro oficial com as cores do arco-íris, disponível para todos os usuários que desejassem usá-lo para modificar suas fotos de perfil. A opção foi feita por cerca de 26 milhões de usuários da rede social, e juntas as fotos teriam gerado aproximadamente meio bilhão de curtidas e comentários.
Diante da repercussão, a revista norte-americanaThe Atlantic lançou um questionamento: a opção dos filtros teria sido um experimento social? O Facebook já conduziu um teste com seus usuários antes, em 2012, sem notificações prévias. Na época, não estava claro nos termos de uso da rede que os dados dos usuários poderiam ser utilizados para experimentos ou quaisquer outras finalidades, como direcionamento e segmentação de anúncios.
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A resposta do Facebook dessa vez foi que o fato de trocar ou não a foto do perfil por uma colorida de arco-íris não faz parte de um teste. Mas a revista The Atlantic destacou que a informação será incluída na base de dados da rede social, como é de praxe, e possivelmente usada para oferecer a anunciantes a opção de anúncios focados em determinados públicos, o que não é nenhuma novidade. Porém, não existe alerta sobre isso nos termos de serviço, o que leva os usuários a utilizar a ferramenta sem pensar nas implicações de marketing e anúncios.