segunda-feira, 9 de junho de 2014

EX-PRESIDENTE LULA FAZ DURAS CRITICAS A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO DILMA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escancarou, na ultima sexta-feira (06), suas divergências com a política econômica do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff. Em palestra promovida pelo jornal El País, em Porto Alegre, Lula criticou publicamente o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que estava na platéia e hoje é um dos principais nomes da área econômica do governo federal. As informações são da Agência Estado.
“Se depender do pensamento do Arno você não faz nada. Não é por maldade dele, não. A nossa tesoureira em casa é a nossa mulher e também é assim. Elas não querem gastar, só querem guardar, mas tem que gastar um pouco também”, disse Lula.
Foi a segunda vez em menos de dois dias que Lula reclamou da economia. Na véspera, em palestra promovida pela revista Voto, também em Porto Alegre, o ex-presidente disse estar insatisfeito com as projeções de inflação e defendeu que o governo aplique um “remédio já” para evitar o descontrole dos preços.
Procurado pela reportagem à tarde, o Instituto Lula informou que as críticas do ex-presidente foram em tom de “brincadeira”.
Pessimismo. Pesquisa do Datafolha divulgada, sexta-feira, mostra que 36% da população está pessimista em relação à economia e espera um 2015 pior do que 2014.
Hoje o principal alvo das críticas de Lula foi a escassez de crédito. Durante mais de uma hora de palestra o ex-presidente deu várias alfinetadas no secretário do Tesouro.
Ao falar dos motivos do sucesso de seu segundo mandato, Lula citou o aumento do crédito, principalmente para pessoas de baixa renda. “Uma terceira medida que nós tomamos foi aumentar a oferta de crédito neste País. O Arno nem sempre gosta disso”, disse Lula.