quarta-feira, 5 de junho de 2013

DE COMUNICÓLOGO PARA COMUNICÓLOGO: CONVERSANDO SOBRE A PUBLICIDADE


Há os que dizem que a criatividade em comerciais publicitários não é somente criar situações engraçadas, surpresinhas ou sacadinhas. Criatividade é combinar informações variadas, elementos até então aparentemente desconexos de modos jamais pensados, inéditos, para se chegar a um resultado útil, que sirva a algum propósito claro e bem definido. E dessa forma, criar um comercial de sucesso. 

Digo isso pois muitas pessoas brincam de SE comunicar através de comerciais de TV patéticos, anúncios que não tem pé nem cabeça, exemplos fáceis de serem percebidos. Que profissional de publicidade e televisão se alegra ou se orgulha ao ver um comercial dos refrigerantes Dolly na TV, ou então campanhas universitárias que usam personagens que não possuem sequer o segundo grau completo?
Campanhas, que devem fazer o nosso amigo Zeca Martins, por exemplo, tremer de raiva.

AS MAIORES INSPIRAÇÕES PODEM ESTAR NOS MENORES DETALHES. AS MELHORES IDEIAS PODEM SURGIR DOS PIORES STARTS?


Ora, criar uma campanha ou fazer um roteiro sem recursos é possível e acontece nas melhores agências e produtoras. Em uma palestra com Reinaldo Junior, diretor de criação da renomada (e intocável, como disse um colega na plateia) agência de publicidade Ogilvy, nos foi mostrado através de números e estatísticas que recursos como verbas altas e melhores equipamentos são ferramentas que ajudam a proporcionar um bom trabalho, mas não são tudo. O principal investimento para si, que faz garantir inovação, criatividade e, conseqüentemente, sucesso nos seus trabalhos, é manter-se informado e atualizado.

Por Eduardo Zugaib | Professor e Escritor | (GC)