A pirâmide financeira é um tipo de golpe recorrente, que costuma envolver campanhas de marketing com promessas de ganhos fáceis e expressivos. Com isso, muita gente que está passando por alguma dificuldade financeira ou que quer alavancar sua renda acaba correndo o risco de cair no esquema.
A base do esquema fraudulento da pirâmide é o recrutamento de participantes com a promessa de retornos financeiros rápidos e significativos por meio de indicação de outros participantes.
Ou seja: o participante da pirâmide só ganha dinheiro se indicar outros participantes. Esses outros participantes, por sua vez, vão indicando mais alguns. Todos eles entram com algum tipo de quantia no esquema, que seria o suposto investimento, e esse valor acaba enchendo os bolsos daqueles que estão há mais tempo no esquema, isto é, no topo da pirâmide.
Caso tenha caído no esquema, a vítima pode ingressar com uma ação judicial pedindo a devolução dos valores investidos, deve ser feito com rapidez, antes que a pirâmide se quebre. Em todos os golpes de pirâmides financeiras, os gestores dos esquemas tentam convencer a vítima de que o dinheiro será devolvido em breve e vão "empurrando com a barriga", até que a pirâmide quebra por completo.
Por ser um modelo novo de pirâmide em Araripina e no Brasil, ainda não tem muitas reclamações no site Reclame Aqui, porém, no vídeo abaixo, no canal no YouTube do Nathan USA, brasileiro que mora no Estados Unidos, ele esclarece como funciona esse novo golpe financeiro.
CONFIRA:
Também é possível denunciar o golpe anonimamente à Comissão de Valores Mobiliários - CVM, a Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores, através do site sistemas.cvm.gov.br ou pelo telefone 0800-025-9666
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência de Notícias
"Faz Tua Obra Acontecer Senhor. Louvado Seja Deus!"