quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Filosofia política de mineiro


Político mineiro só é solidário no câncer. 2 – O importante não é o fato; é a versão. 3 – Aos inimigos quando estão no poder, nada se pede. Nem demissão. 4 – Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei. 5 – Respeitar o padre, que consegue votos; o juiz, que proclama o eleito; e o soldado, que garante a posse. 6 – O político responsável não mente; inventa a verdade. 7 – Voto comprado não é atraso; é progresso. Voto comprado tem valor. 8 – Em briga de político, geralmente perdem os dois; 9 – Mais vale quem o governo ajuda do que quem cedo madruga. 10 – É conversando que a gente se entende. 11 – Político verdadeiro é o indivíduo que pensa uma coisa e faz o contrário. 12 – Político mineiro quando se elege assume dois compromissos: um com ele mesmo e outro com o povo. O primeiro ele cumpre. 13 – Dinheiro é como azeite; por onde passa amolece. 14 – Político sem mandato é chocalho sem badalo; balança, mas não toca. 15 – O bom político não quer bem a ninguém, a não ser a si mesmo. 16 – Político pobre é como mamoeiro; quando dá muito, dá duas safras. 17 – Se quiseres ser bem-sucedido na política, cultiva duas virtudes: a sinceridade e a sagacidade. A primeira é manter a palavra empenhada; a segunda é nunca empenhar uma palavra. 18 – Oposição é como grama de jardim: tem direito de viver, mas não de crescer. 19 – Oposição é como pedra de amolar: afia, mas não corta. 20 – Político mineiro não é contra nem a favor. É, antes, pelo contrário.”

Mineiridade

O escritor mineiro Fernando Sabino narrou, num conto, que um político mineiro do interior levou o filho de 15 anos para conhecer o poder no Palácio da Liberdade. Antes o levou ao alto da Avenida Afonso Pena onde há uma estátua de Tiradentes. Diante do herói da pátria, disse-lhe: “Preste atenção na lição que este mártir deixou pra nós”.

Grande lição

Em seguida, explicou a lição: “Meu filho, este foi o primeiro mineiro que se posicionou contra o Governo, que tem poder para nomear e demitir, mandar prender e soltar. Resultado: ele foi traído pelos companheiros que se aliaram ao Governo; depois foi preso, torturado, enforcado, esquartejado e as partes deles foram fincadas em estacas”.

Sol nascente

Finalmente aconselhou: “Em política nunca jogue contra quem tem poder no céu, na terra ou em qualquer lugar; se você não gostar do poderoso de plantão, dissimule e acredite numa verdade divina: não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. Um dia a noite fecha para abrir uma clara madrugada. Ande sempre a favor do sol nascente”.

Por Ivan Santos - Jornalista