sábado, 29 de janeiro de 2011
O medo toma de conta de moradores de ruas sem iluminação publica em Araripina.
Como já não bastasse a falta de um administrador publico, a inoperância das secretarias, o ataque continuo das muriçocas, a presença do mosquito da dengue, falta de segurança, ruas esburacadas, entre outras deficiências que entristece qualquer cidadão araripinense.
O medo vem se tornado companhia constante dos moradores araripinenses ao longo do trajeto percorrido pelas pessoas que transitam de noite nas ruas em Araripina. Moradores reclamam da falta de iluminação publica e que a escuridão está desencadeando uma série de crimes, que na maioria das vezes, permanece impune.
“Temos muito medo quando começa anoitecer, pois ficamos na escuridão total. É até difícil sair de casa, porque os moradores não querem correr o risco de ser assaltados. Já tem algum tempo que varias ruas estão sem luz, não sei por qual motivo. Outro dia mesmo, presenciei um assalto e vi dois homens com uma arma, rendendo uma pessoa para roubar o seu celular e carteira, na rua próxima ao Banco BNB. Fiquei desesperada e tentei chamar a polícia. Ninguém pode fazer nada, pois, com a rua escura, como a polícia vai conseguir identificar alguém? Todos ficaram indignados com essa situação”, afirma uma moradora da Rua Henrique Alves Batista.
A moradora, que não quis gravar entrevista, afirma que o problema é constante e que, freqüentemente, postes de ruas principalmente, as fora do centro, ficam sem luz. “Tem dias que todos os postes da minha rua (Henrique Alves Batista ), ficam apagados. De um dia para outro volta a funcionar, nessas últimas semanas, um poste na esquina da AFASAL, não acendeu mais”, diz
A relação entre iluminação pública e segurança é óbvia. Postes apagados e ruas às escuras são meio caminho andado para o aumento da criminalidade. Nas ruas onde a luz não chega, o terreno fica fértil para assaltos e arrombamentos de veículos.