segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marina leva disputa entre Serra e Dilma para novo turno.


Votação da candidata do PV deixa aberta a sucessão

Dilma Rousseff e José Serra vão disputar um segundo turno, diante de um resultado viabilizado por outro candidato, Marina Silva do PV, que surpreendeu com uma votação de quase 20%. Ela já comunicou aos seus correligionários num encontro marcado pela emoção e festa que sua posição no segundo turno será definida diante de posições que podem envolver os dois candidatos que, agora, partem para um novo embate. O crescimento de Marina cujos níveis não foram detectados por institutos de pesquisa acabou se constituindo no principal fato do dia.


Sucessão ainda em aberto: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva
De outro lado, o segundo turno estará marcado por novos desafios. Além da participação de Marina, cujo cacife cresceu, outra figura política que saiu também fortalecida e capaz de exercer influência no turno decisivo foi Aécio Neves, agora senador e que elegeu seu sucessor e decidido a atuar no segundo turno na campanha tucana.

No PT o esforço não será menor, sobretudo porque a disputa agora não envolve um terceiro nome. Será um confronto direto entre Serra e Dilma. O fato é que a disputa presidencial neste segundo turno vai exigir mais, tais as lições do primeiro. A campanha vai mudar, mas envolverá um confronto direto e algumas reavaliações, de parte dos dois candidatos.