quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

ANDRÉ JANONES: DE COBRADOR DE ÔNIBUS PARA SE TORNAR A VOZ DOS EXCLUÍDOS NA CÂMARA FEDERAL


O ex-cobrador de ônibus e atual deputado federal André Janones (AVANTE) tem sido a voz ativa da população entre os parlamentares na Câmara Federal. Com o início da pandemia no Brasil, e restrições em todo país, o deputado foi quem levantou a voz em reivindicação para que o governo federal criasse soluções para acolher a população em situação de pobreza e vulnerabilidade devido a pandemia. Até que em abril do ano passado o governo federal passou a pagar o auxílio emergencial que se encerrou no mês de janeiro desse ano.

Mas como a pandemia ainda é uma ameaça, a luta é que o auxílio seja prorrogado até que o Covid esteja totalmente controlado, e as coisas voltem a normalização. Mesmo assim, os ministros da economia, cidadania, fazenda e gabinete do presidente, se limitam em gastos do governo para adiar a liberação do novo auxílio imediatamente. Argumentam que não tem dinheiro em caixa e precisam encontrar novas fontes.

Diante dessa discussão, milhares de famílias, principalmente as que trabalham na informalidade, continuam sem poder garantir o sustento de suas casas devido as restrições de enfrentamento da Covid-19.

Temos hoje um Congresso Nacional composto por duas Casas: o Senado Federal composto por 81 senadores e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais. Se pelo menos a metade desses parlamentares usassem seus mandatos para efetivamente representar a população mais necessitada, como bem faz o deputado André Janones, teríamos um Brasil mais justo e humanitário.

Esta discussão no Congresso sobre a extensão do auxílio emergencial, é uma nova queda de braço entre "governo, ministros x parlamentares". Janones e deputados aliados lutam por um valor de R$500 por mês, mas o governo fala em R$250.

A prorrogação do estado de calamidade e do auxílio emergencial vai até dezembro de 2021 ou até que cesse a situação de pandemia.

O deputado Janones disse que usará a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira (24) para mais uma vez fortalecer a imediata volta do auxílio que está em tramite no Congresso. Janones tem usado suas redes sociais para convocar a população para participar através dos canais da Câmara Federal e reivindicar esse benefício para a população mais carente.


DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência Câmara