segunda-feira, 14 de novembro de 2016

NOVA REALIDADE: GRANDES EMPRESAS ENSINAM COMO RECRUTAR BONS COLABORADORES PELAS REDES SOCIAIS

Sua empresa está construindo sua página no Facebook  e twittando empregos. E, você ainda tem uma conta do Instagram apenas para recrutamento.
Por quê? Porque você sabe como as pessoas talentosas estão à procura de trabalho na era digital. De acordo com uma pesquisa de 2015 da Pew Research Center com mais de 2.000 norte-americanos:
  • A maioria (54 por cento) dos adultos já entraram na internet para procurar informações sobre trabalho;
  • Quase quatro em cada cinco candidatos a emprego (79 por cento) usam recursos online em sua busca de emprego;
  • Mais de um terço (35 por cento) dos usuários de redes sociais têm usado essas plataformas para procurar ou pesquisar sobre trabalhos.
Com uma presença nas 4 maiores redes sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram), os funcionários de mais alto desempenho devem bater na sua porta, certo?
Em teoria, sim – desde que você esteja usando as plataformas sociais da maneira certa.
Boas intenções nem sempre produzem bons resultados. Frequentemente, me deparo com gerentes de RH e de contratação que têm a melhor das intenções quando se trata de mídias sociais, mas eles cometem erros simples que lhes custam tempo, dinheiro e oportunidades críticas para se conectar com os melhores candidatos. Então, se você está colocando esforço sem ver os resultados de recrutamento nas redes sociais que você quer, certifique-se de que você não esteja cometendo um desses erros críticos:

Maior erro no LinkedIn: Não ficar emaranhado o suficiente na teia.

Se você está recrutando para funções profissionais, você provavelmente está bastante familiarizado com o recurso de pesquisa, que lhe permite procurar pessoas, cargos, empresas e muito mais. Mas se isso é tudo o que você está usando, você ainda nem arranhou a superfície do poder de recrutamento do LinkedIn.
Então vá em frente e se aprofunde LinkedIn. Veja como realizar uma Pesquisa Avançada de Pessoas:
  1. Na página inicial, escolha a opção “Avançada” à direita da barra de pesquisa;
  2. Use cargos, geografia ou outros parâmetros de pesquisa para gerar uma lista de pessoas;
  3. Então, se aprofunde um pouco mais. Depois de criar uma lista inicial de potenciais candidatos, vá até o perfil de cada indivíduo e veja a barra “As pessoas também viram” (à direita) para desenvolver uma lista secundária de candidatos.
  4. Encontre e se conecte com influenciadores. Estas são as pessoas que você não necessariamente considera para a função disponível, mas que podem ser capazes de conectar você à rede de talento deles. Junte-se ao grupo deles, responda ao conteúdo que eles publicam, faça perguntas, e deixe que eles saibam que você está contratando.

Maior erro no Facebook: Recusar-se a investir dinheiro

Sem os seguidores e a exposição correta, a publicação de vagas de trabalho no Facebook é tão eficaz quanto gritar no vácuo. Para fazer com que suas melhores postagens encontrem os melhores candidatos, você tem que investir algum dinheiro.
Em sua página corporativa do Facebook, invista em uma campanha de curtidas para conquistar muitos seguidores. Tente promover sua página da empresa para:
  • Pessoas que correspondem aos critérios demográficos específicos para posições-alvo;
  • Indivíduos com títulos de cargos específicos, ou que têm perfis semelhantes a outros grandes candidatos;
  • Sua lista de e-mail de candidatos (se tiver).
Mas há um porém. Mesmo se você tiver um grande número de seguidores, suas postagens não vão obter a exposição que você quer a menos que você esteja disposto a pagar para impulsionar postagens de vagas específicas. Ao impulsionar as mensagens, defina um grupo demográfico que corresponde a prováveis candidatos, bem como seus cônjuges. Além disso, só pague para impulsionar as melhores vagas (isto é, as que são mais susceptíveis de atrair o tipo certo de candidatos para o seu negócio).
Melhore o alcance orgânico de ofertas de empregos pedindo a todos na sua empresa para curtir e compartilhar as publicações. Quanto mais as pessoas se envolvem com suas postagens de emprego no Facebook, mais elas vão aparecer nos feeds dos outros.

Maior erro no Twitter: Tweetar vagas, vagas e mais vagas.

Twittar vagas de trabalho é uma ótima ideia, mas sua conta não deve se parecer com uma lista de classificados de emprego. Manter o interesse dos potenciais candidatos na sua empresa é difícil ao longo do tempo, e se tudo que você está fazendo é publicar vagas, vagas e mais vagas, os seguidores vão se desconectar de você.
Misture as coisas! Além de vagas quentes, publique notícias do setor, fatos interessantes sobre sua empresa e sua cultura e outros conteúdos atraentes que irão manter o interesse dos candidatos passivos.

Maior erro no Instagram: Não compreender do que se trata.

Obviamente, o Instagram é uma plataforma visual. Então, se você está contando principalmente com palavras para promover empregos neste site, você pode estar perdendo oportunidades de engajar seguidores.
  • Seja criativo ao postar, e realmente “pinte um retrato” para os potenciais candidatos. Determine o aspecto mais importante de uma vaga disponível, e compartilhe uma imagem que retrata isso visualmente;
  • Capture a atenção postando algo visualmente interessante e inesperado (desde que se alinhe com a personalidade da sua marca);
  • Aproveite os recursos do Instagram. Adicione legendas explicativas às suas fotos, inclua hashtags exclusivas relacionadas à sua organização, e direcione as pessoas para o site de sua empresa ou página de carreiras;
  • Tal como acontece com outras mídias sociais, varie o conteúdo que você posta. Construa sua marca de empregador e mostre a sua cultura, dando aos seguidores uma ideia de como é realmente trabalhar para a sua organização.
Como quaisquer outras ferramentas, obter excelentes resultados de recrutamento com as mídias sociais exige criatividade, experimentação controlada e tempo.
Autora: Allison O’Kelly
Artigo publicado originalmente no site Talent Management