quinta-feira, 21 de maio de 2015

OS CONTATOS DO LEGISLADOR COM A SUA BASE POLÍTICA - PARTE II


Francisco Ferraz


Há, basicamente, dois tipos de contatos entre o legislador e a sua base política: os de iniciativa do legislador e os de iniciativa dos eleitores. Os primeiros, como podem ser programados e planejados pelo legislador, fazem parte de sua agenda e, portanto, integram-se numa ação política previsível. O mesmo não ocorre com os segundos. Estes acontecem sem qualquer planejamento, de acordo com a necessidade, oportunidade e interesse do eleitor. Ao contrário dos primeiros, precisam ser acomodados dentro da agenda do legislador, o que, muitas vezes, provoca um efeito desestabilizador em relação a outras atividades já programadas.

Por outro lado, os contatos de iniciativa do eleitor, se não forem atendidos de forma adequada pelo legislador, provocam no eleitor sentimentos muito negativos, que podem chegar a ponto da desilusão e hostilidade. Cada eleitor, individualmente, considera que é seu direito ser recebido e atendido pelo político que ajudou a eleger. Como ele nunca importunou o seu representante, e apenas naquele momento buscou comunicar-se com ele, não entende e não aceita que não houve tempo para atendê-lo, ou para dar atenção ao seu problema.

A reação, nestes casos, é sempre a mesma, e pode ser ilustrada na frase: "quando ele precisou de votos me procurou, agora que está eleito não precisa mais de mim". Esta frase, a expressar sentimentos de desilusão e, no limite, de traição, é devastadora para um político, pelo seu poder de difusão, pela pré-disposição das pessoas a acreditar nela, e pela imagem de oportunismo, desinteresse pelos eleitores e falta de confiabilidade que ela contribui para criar.


Por outro lado, se o eleitor foi bem atendido pelo legislador e seu staff, o retorno político é muito favorável, até porque, contrasta com a imagem estereotipada do político. Eleitores bem atendidos relatam para familiares e amigos sua experiência, contribuindo para consolidar a base política do legislador.