quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

INFLUENTE NA CASA LEGISLATIVA OU NA SOCIEDADE? A DECISÃO CRUCIAL


Francisco Ferraz


Durante o primeiro ano de mandato, o legislador deve tomar uma decisão crucial sobre seu futuro político. Trata-se de uma decisão crucial porque ela vai determinar a natureza do seu trabalho, o seu perfil de político para os colegas e a sua imagem perante o eleitorado.

A maior parte dos legisladores não se propõe esta questão com esta clareza. Ignoram o problema ou evitam a decisão, oscilando de um perfil para o outro, conforme as circunstâncias. Esta atitude tem consequências sobre seu desempenho e sobre as perspectivas políticas futuras de sua carreira. Por isso, é sempre preferível encará-la e dar-lhe uma solução conscientemente assumida.

A escolha do perfil pelo legislador vai permitir-lhe concentrar o melhor de seus talentos e esforços no rumo do objetivo que pretende alcançar. A oscilação entre perfis satisfaz a necessidade de "ativismo" do político, mas impede aquela concentração estratégica e compromete a definição de uma imagem consistente, com base na qual ele será identificado. A decisão crucial é: escolher entre ser um membro influente na Casa Legislativa onde atua, ou ser um líder político na sociedade.

Teoricamente é possível combinar as duas linhas de ação. Mas apenas teoricamente. Na prática, as chances de obter sucesso tentando atender aos dois chamados são muito reduzidas.