Por enquanto somente nos EUA
Pela primeira vez na história, os
anunciantes investiram mais na internet do que na TV nos EUA. Os números foram
divulgados ontem pelo IAB (Internet Advertising Bureau): em 2013 os
investimentos em publicidade digital no país foram de US$ 42,8 bilhões, contra
US$ 40,1 bilhões na televisão. O anúncio é um marco histórico, e deve acelerar
ainda mais o processo de erosão do faturamento dos meios de comunicação
tradicionais em todo o mundo.
Há
anos especialistas questionam por que, a despeito da crescente presença dos
meios digitais no cotidiano das pessoas, o investimento publicitário das
empresas não reflete o mesmo movimento. Ano após ano, a fatia digital no bolo
de investimento publicitário vem crescendo e superando segmentos como o de
jornais e revistas. Até aqui, entretanto, a TV parecia resistir ao avanço da
internet.
Os
números divulgados ontem mostram que o jogo virou de vez. E, como o mercado de
comunicação norte-americano é sempre um indicador de tendências que depois se
globalizam, começa a contagem regressiva para a virada do mercado em outros
países. O levantamento, elaborado pela consultoria PwC, mostra que, entre 2012
e 2013, o investimento em mídia digital nos EUA cresceu 17%.
O
Brasil, por ora, ainda anda na contramão da história. Segundo dados do projeto
Inter-Meios, entre 2012 e 2013, a fatia dos canais de TV abertos no bolo
publicitário cresceu, passando de 64,7% para 66,5%. Fontes do mercado de mídia
atribuem essa tendência à pressão da Rede Globo sobre agências e anunciantes.
Mais surpreendente ainda, no mesmo período a internet sofreu queda de 5,6% no
Brasil. Mas esses números não contabilizam a participação do Google e do
Facebook, que vem crescendo fortemente. "O Inter-Meios só consegue medir
cerca de 30% da publicidade digital", diz Marcelo Lobianco, do IAB
(Interactive Advertising Bureau) no Brasil.