Nos Estados Unidos a importância dos blogs nas campanhas é cada vez mais intensa. Inclusive, pesquisas mostram que eles influenciam de maneira decisiva na formação dos eleitores.
O blog tem uma estrutura linear que não permite a organização de conteúdos diversos
Blog, o que é?
Blogs são diários on-line. A pessoa se cadastra em um site que oferece a estrutura para que crie e administre o Blog. Através dessa ferramenta ela vai inserindo pequenas notas que são apresentadas em ordem cronológica com as mais recentes no topo da página. Após um determinado numero de notas o excedente e colocado em um arquivo. Há uma variação chamada Fotolog, que em vez de notas são inseridas novas fotos e seus comentários.
Embora tenham uma estrutura simples os Blogs permitem que os leitores comentem cada nota publicada. Seus comentários ficam disponíveis no blog para que os outros leitores possam ler e responder.
Esses comentários normalmente ficam sob um link abaixo da nota com a indicação de quantas participações recebeu e, muitas vezes criam grandes e até acaloradas discussões. Tais participações - se ocorrerem em número elevado- muitas vezes servem de termômetro para medir a importância do blog.
Blog x site
Em relação a um site o blog tem uma estrutura linear que não permite a organização de conteúdos diversos. Os blogs ficaram especialmente populares entre os comentaristas políticos por sua grande agilidade. Escreve-se um parágrafo sobre uma noticia e manda-se para o ar. Essa estrutura funciona muito bem para sites de conteúdo bem específico (como o caso de notícias de bastidores) e para diários on-line.
Durante a campanha eleitoral, entre ter um blog e um site, o ideal é ter um blog dentro do site. Aliás, é o que determina o próprio TSE, quando ordena que toda comunicação através da Internet seja feita por meio de um endereço específico, que respeite a seguinte estrutura: "www.nomedocandidatonumerodocandidato.can.br".
Assim como sites possuem galerias de fotos, podem incluir um blog. Nas prévias presidenciais nos Estados Unidos, todos os sites dos candidatos possuem blogs em seus sites, às vezes mais de um. Veja abaixo os tipos de blogs usados em sites de campanha.
Tipos de Blogs
· Blog do candidato (diário pessoal do candidato)
· Blog da campanha (escrito por alguém da equipe – bastidores da campanha e noticias)
· Blog de notícias (notas rápidas em formato e redação jornalística)
Blog é um excelente recurso. Se você se sentir a vontade e se dispuser a escrever algumas linhas antes de dormir, poderá ter o seu diário de campanha. É a possibilidade de colocar uma notinha comentando sua satisfação com o sucesso de um evento, agradecer alguma gentileza ou mensagem de apoio que recebeu, citar alguns nomes de pessoas ou líderes locais que estavam presentes. É a oportunidade de dar um ar pessoal a campanha e valorizar seus apoiadores. Certamente um gesto que dará impacto e gerará comentários na comunidade.
O Poder dos Blogs
A eleição para Senador no estado do Amapá movimentou a "blogosfera" brasileira
O blog é uma ferramenta ágil e com grande capacidade de multiplicação de informações. Seus efeitos - negativos ou positivos- podem se espalhar rapidamente e de forma exponencial. Embora em uma escala muito menor do que a registrada nas eleições norte-americanas, a política brasileira também já foi afetada pela força e pela união dos blogueiros.
Um exemplo do poder desta nova mídia foi registrada nas eleições de 2006. O senador José Sarney buscava a reeleição pelo estado do Amapá.
A condição de "forasteiro", sua base política sempre esteve ligada ao Maranhão, foi observada por um jornalista local. Em seu blog, ele lançou uma campanha "Xô, Sarney".
O candidato moveu uma série de ações na Justiça com o objetivo de retirar do ar "blogs" que estivessem reproduzindo a campanha, que tinha um forte caráter negativo. O problema é que a atitude provocou uma intensa reação na Internet.
Em pouco menos de um mês surgiram centenas de blogs contra Sarney. Todos aderiram a campanha contra a sua reeleição. A situação rapidamente tomou uma dimensão inesperada, chegando até mesmo a provocar uma queda nas pesquisas.
Sarney conseguiu se reeleger Senador pelo Estado do Amapá. Porém, a campanha sofreu um abalo. Coincidência ou não, seu adversário cresceu nas pesquisas, depois da "adoção" do "Xô, Sarney" pelos blogueiros.
André Ferraz