terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entenda o "comuniquês" dos veículos de comunicação

Cada profissão cultiva um vocabulário próprio. Para falar sobre leis, os advogados lançam mão do "juridiquês". Os economistas fazem suas análises em "economês". E nos consultórios e hospitais, os médicos só diagnosticam em "mediquês". Com os jornalistas não seria diferente: são fluentes no "comuniquês"

O jargão das redações de blogs, jornais e revistas quase sempre é inacessível a quem não tem intimidade com tal ambiente. O que não deixa de ser curioso: o jornalista, a quem cabe traduzir para o leitor a eventual linguagem técnica de seus entrevistados, também possui o seu próprio código lingüístico. De qualquer forma, dominar o "comuniquês" vai facilitar sua compreensão da atividade jornalística e melhorar suas relações com os veículos e seus representantes - blogueiros, produtores, repórteres e editores.
Alguns exemplos do glossário de jornalismo

Abertura - também conhecida por olho ou lead, corresponde ao parágrafo inicial, que sintetiza a notícia, destacando suas principais informações.

Colunas: O The Washington Post tem cinco

Barriga - é a notícia publicada como verdadeira e que depois se revela falsa.
Box - parte da reportagem cercada por um traçado fino - chamado fio - ou inserida em um quadrilátero colorido ou reticulado (preenchido com uma determinada porcentagem de cor - por exemplo, 50% do preto, que indica uma tonalidade cinza), funcionando como um complemento do texto principal.
Calhau - é um anúncio do próprio veículo para preencher eventuais espaços em branco nas páginas.
Capitular - refere-se a um tipo de letra destacada, usada no início das composições, em tamanho superior ao dos tipos empregados no corpo do texto (o "O" que inicia este artigo é uma capitular).
Chamada - estampada na capa do jornal ou da revista, consiste no resumo de uma notícia, que remete à seção ou página em que ela está publicada na íntegra.
Coluna - são as divisões, no sentido vertical, das páginas impressas. Cada veículo tem seu próprio planejamento gráfico, que define a quantidade de colunas por página - cujo número oscila, em geral, entre cinco e oito.
Copidesque - profissional cuja função é corrigir e melhorar os textos dos repórteres, reescrevendo-os, se for o caso.
Corpo - tamanho dos tipos de letras usadas na composição de textos e títulos.
Diagramação - é a arte de ordenar corretamente o material gráfico (imagens, fios, cores, ilustrações etc) e os textos, combinando-os de forma harmônica e agradável à leitura.
Repórteres e fotógrafos cumprindo uma pauta

Editor - é o profissional responsável por uma editoria ou seção (política, mundo, polícia, esportes etc). O editor coordena o trabalho de produtores, repórteres, copidesques, fotógrafos e diagramadores na confecção das páginas e, em geral, elabora títulos, olhos, legendas e demais elementos das matérias.
Editoria - cada uma das seções do jornal ou revista.
Fechamento - também conhecido como baixamento, é o ato de acomodar e finalizar as matérias nas páginas, diagramando o espaço disponível, titulando as matérias, legendando as fotos e ilustrações.
Foca - apelido dado ao repórter iniciante.
Fontes - são as pessoas que fornecem informações ao jornalista. Não é um informante permanente, mas alguém que possui dados consistentes sobre uma matéria específica. As fontes são sempre muitas e variadas - e são sempre preservadas pelo jornalista, que não revela sua identidade.
Fonte - consiste nos caracteres alfabéticos, sinais de pontuação e números que compõe um tipo de letra.
Frila - do inglês, free lancer, designa o jornalista que realiza trabalho avulso e, também, a própria tarefa.
Furo - é a notícia exclusiva, publicada por um só veiculo.
Legenda - pequeno texto que acompanha uma ilustração ou foto.
Manchete - denominação dada ao principal título da capa e o de cada editoria.
Matéria - são os textos, títulos e ilustrações publicados sobre um mesmo assunto.
Off - do inglês, off the record, refere-se à informação não gravada, fornecida pela fonte que exige o anonimato.
Pauta - a idéia, sugestão e, às vezes, o enfoque para a produção da matéria.
Release - do inglês, press release, é o nome dado ao texto distribuído pelas assessorias de imprensa de empresas, instituições públicas, órgãos não-governamentais e personalidades.
Suíte - designa a repercussão ou continuação de uma matéria nas edições posteriores. O glossário de "comuniquês" é amplo. Num próximo momento, vamos abordar os termos mais utilizados por profissionais da mídia eletrônica - rádio e TV.
Francisco Ferraz