Para De Gaulle, o medo ou o desejo leva o homem a buscar alívio nas palavras
É pela palavra e pelos gestos que o político, o mais das vezes revela seu mistério e abre mão de sua imprevisibilidade. Falar, é mais grave ainda, revelar pensamentos, planos, opiniões, torna o político banal, porque previsível, abala os fundamentos de sua liderança, ao revelá-lo igual aos outros.
Gracián vai ao ponto de alertar que o político no poder, não deve expressar suas idéias muito claramente:
“A maioria das pessoas desvaloriza aquilo que facilmente entende, e veneram o que não entendem. Para serem bem valorizadas, as coisas devem ser difíceis. Para conquistar o respeito pareça mais sábio e mais prudente do que seria exigido pela pessoa com quem você está tratando. Faça com que ele fique intrigado e tentando entender o significado do que você falou.Mas faça-o com moderação.”
Falar muito, falar sobre si, é ordinariamente percebido como um sinal de fraqueza que induz a familiaridade fácil, a desvalorização e o desrespeito, muito embora o sentimento inicial, daquele para quem se falou, possa ter sido de lisonja e orgulho. Este sentimento muda ao longo do andamento da conversa. Falar muito, falar sobre si, é o que fazem as pessoas comuns. De um líder espera-se reserva, discrição e mistério.
Novamente é De Gaulle quem o diz de forma lapidar:
"O homem que é movido por desejos ou por medo, é conduzido naturalmente para buscar alívio nas palavras. Se ele cede à tentação é porque, ao externalizar sua paixão ou seu terror, ele tenta lidar com eles. Falar é diluir o pensamento, é dar vazão ao ardor, em suma, a dissipar a força, enquanto que a ação exige a sua concentração."
O silêncio é a preliminar necessária para o ordenamento do pensamento. Os homens instintivamente desconfiam de um líder que fala demais. Mas este hábito sistemático de reserva, adotado pelo líder, produz pouco ou nenhum efeito, a menos que seja percebido como a forma pela qual ele oculta a sua firmeza e determinação
É precisamente do contraste entre poder interior e controle externo que a ascendência é reconhecida, assim como o estilo num jogador consiste na sua capacidade de mostrar mais frieza que o usual, quando aumenta a aposta, e a qualidade de um ator está em mostrar emoção, mantendo controle sobre si.”
Francisco Ferraz