No longínquo 21 de novembro de 2010, o professor universitário Backer Ribeiro, de 44 anos, deixou a Praça da Sé, no centro de São Paulo, com o firme propósito de cumprir uma longa caminhada até Brasília. Seu projeto era visitar diversas cidades e colher depoimentos para aquilo que ele chamou de “Carta de Um Brasileiro” – documento que reuniria as principais aspirações do eleitorado nacional. Sua saga seria completa no dia em que entregasse o resultado de suas andanças nas mãos da presidente Dilma Rousseff.
Para cumprir sua missão, Ribeiro andou 40 dias, cerca de 1.040 km (numa média de 35 km por dia), e ouviu milhares de pessoas. A idéia original era entregar a tal “carta” no dia da posse de Dilma. “Infelizmente, não foi possível. Acho que principalmente por motivos de agenda do governo”.
Mas, finalmente, Ribeiro entregou o documento em Brasília –mas não nas mãos de quem ele sonhava. “Quem recebeu foi o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho”. Embora não veja demérito em ser recebido por Carvalho, Ribeiro ainda alimenta alguma esperança de um encontro com Dilma.
“Descobri que o brasileiro é simples e cordial. Suas demandas são relacionadas à área da saúde, educação e segurança. Ninguém pediu nada impossível”, fala Ribeiro. O trajeto foi todo documentado por uma equipe de apoio, que acompanhou Ribeiro. Ele pretende lançar um documentário, um livro e realizar uma exposição itinerante sobre o projeto.