O governador Eduardo Campos lançou esta manhã (28/06), o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). A solenidade, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, vai garantir bolsas de estudo integrais e parciais para licenciaturas e cursos de graduação dessas instituições a partir do segundo semestre deste ano para alunos das 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do estado.
A quantidade dos benefícios será definidas semestralmente por decreto e repassada às autarquias por cada aluno bolsista. O estudante não receberá o valor da bolsa em dinheiro, e sim terá seu curso 100%, 50% ou 25% custeado.
Poderá ser beneficiado o estudante matriculado na respectiva autarquia e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; o estudante portador de necessidade especial devidamente matriculado na instituição; e o professor não licenciado da rede pública de ensino, no exercício da docência, que opte por uma das licenciaturas da autarquia.
Haverá bolsas para todos os cursos, no entanto, serão priorizadas as licenciaturas em Matemática, Física ou Química, tendo em vista o déficit de professores nessas áreas no Estado. Para concessão das bolsas, serão observados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando for o caso, as notas dos vestibulares das instituições e o desempenho escolar do aluno durante o curso.
O engraçado é que o deputado Raimundo Pimentel ligou esta manhã para o programa Canal Aberto do jornalista Martinho Filho, utilizando um discurso de como se ele fosse o pai do projeto que criou o programa. Quem não conhece, pensa que é verdade.