Por Carlos Frederico de Andrade
Professor e coordenador do Curso de Tecnologia em Marketing do Grupo Uninter
Nestes anos, à frente da coordenação de cursos de marketing, tenho recebido muitas perguntas sobre onde o profissional de marketing pode trabalhar. Essas são questões que diversas pessoas que têm interesse na área tem feito. Pois não encontram com esta denominação a oportunidade nas organizações, portanto, cabe a nós profissionais de marketing utilizarmos nossas ferramentas de comunicação para apresentarmos onde e quais são as funções e cargos que podemos ocupar. Costumo dizer que é só pensar em uma organização que não possui este profissional para saber da sua importância, dado que todas as áreas necessitam desse perfil de profissional. Estamos na lida e à frente do planejamento, da operacionalização, da comunicação dos produtos e serviços e, é claro, de toda a organização.
QUEM NÃO TEM UM SEAL...
Pensemos em um hospital. Um escritório de advocacia? A bolsa de valores? Vejam como pode parecer inusitado o profissional de marketing nessas áreas, mas é impossível pensarmos nelas sem esse profissional. O planejamento das ações é sempre feito em conjunto com os demais setores, como por exemplo, a logística, que é imprescindível em um hospital – ok, para isso temos o P da praça, não é mesmo? Sim. E nessa condição, nosso profissional de marketing tem plenas condições de acompanhar e auxiliar nas ações, justamente para que o clien te tenha suas necessidades atendidas.
Carlos Frederico de Andrade (claudiadivino@grupouninter.com.br) é Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR, especialista em Administração − área de concentração Administração em Marketing pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná e Graduado em Ciências Econômicas − FESP PR. Atualmente, é professor e coordenador do Curso de Tecnologia em Marketing do Grupo Uninter.
Artigo encaminhado por Cláudia Divino, assessora de comunicação corporativa e marketing do Grupo Educacional Uninter
