Por uma política de juventude articulada para o desenvolvimento de Araripina
Nós que compomos o Conselho Municipal de Juventude, órgão máximo de representação da juventude araripinense, reunidos em mais uma edição do Diálogo Interno do conselho, avaliamos que por muito tempo o Município de Araripina não tem dado tanta importância para a juventude local.
Acreditamos que em virtude do não compromisso dos governos passados e atual, não tenhamos uma efetiva participação dos jovens nas reais políticas públicas de juventude existentes em nosso município.
Compreendemos, entretanto, que a soma dos esforços realizados até agora, fazem parte de um ciclo inicial que cumpriu um importante papel até aqui, mas, que neste momento, não é suficiente para que as políticas de juventude se consolidem e sejam sustentáveis.
É oportuno ressaltar a toda população que o Conselho Municipal de Juventude-CMJ, é um órgão de caráter CONSULTIVO, PROPOSITIVO, NORMATIVO e CONTROLADOR DAS POLITICAS DE JUVENTUDE, instituído através da Lei Municipal nº. 2.333 de 02 de setembro de 2004, portaria nº. 006/2008.
Diante de tudo o que vem acontecendo no Município de Araripina, o CMJ tem se preocupado bastante no sentido de estarmos dando maior atenção a nossa juventude, para tanto, desde a posse que aconteceu em 24 de janeiro de 2008, não estamos tendo oportunidades de dialogar com o Governo Municipal “diretamente”, o que nos atrapalha e atrapalha o desenvolvimento de toda uma juventude. Com o intuito de sermos ouvidos, e correspondidos, elaboramos essa carta, que retrata a insatisfação da juventude com a forma de governar, do Prefeito Luiz Wilson Ulisses Sampaio, vulgo, Lula Sampaio.
Atualmente, não vemos nenhum projeto ou programa que seja ação da Prefeitura Municipal de Araripina, apenas projetos do Governo Federal, como: PROJOVEM, PROJOVEM URBANO, PROJOVEM FUNCIONÁRIOS. Temos uma secretaria municipal na Prefeitura que “leva” apenas o nome “juventude”, mas que não executa projeto algum, nenhum curso de profissionalização, social, educativo, em fim “nada”, serve apenas de “enfeite” o nome da juventude.
Por inúmeras vezes, tentamos contato “direto” com o Ilmo. Sr. Prefeito, todas frustradas, pois o mesmo nunca tem tempo para a juventude, juventude está, que o colocou para governar Araripina.
Enviado por Marcos Siqueira - Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Araripina
