quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A política do pão e circo


Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.


Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com a atual situação que a população de Araripina vem passando com o governo Lula Sampaio. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades cresce desenfreadamente e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso prefeito, tentando manter a população calma e evitar que as massas se rebelem, encontrou no Araripina Futebol Clube a atração para engambelar os economicamente desfavorecidos e deixa todos que gostam do Bode muito felizes e agradecidos a prefeitura por manter o time na 1ª Divisão do campeonato pernambucano. Este objetivo vem sendo alcançado, o Bode já apareceu até na Rede Globo nacional.

O prefeito já não trabalha mais, caso tenha algum compromisso em dia de jogo do Bode, ele cancela todos, sem contar que é só o time ir jogar fora da cidade que o prefeito abandona o gabinete, larga tudo e vai junto com o time aonde ele for jogar, como se fosse um atacante indispensavel no time titular.

O motivo dessa paixão do prefeito pelo Bode, é o mesmo dos imperadores ao darem Circo aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com os jogos do Bode no Coliseu, quero dizer Chapadão do Araripe.