quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OS EVENTOS E AS RELAÇÕES PÚBLICAS


Rogério Bandeira de Melo Moreira

Um renomado psicólogo norte-americano chamado Maslow propôs uma hierarquia das necessidades humanas. Essa teoria é tão aceita que é estudada em diversas áreas das ciências sociais e humanas. Composta das necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorealização, o que me chama a atenção nessa hierarquia são as “necessidades sociais”, o que me leva a abordar, neste texto, esse foco. Veja, o ser humano tem a necessidade de participar de um grupo social, amar e ser amado, olhar no olho, interagir com gente.

UM OLHO NO OLHO É INSUBSTITUÍVEL, AINDA QUE VOCÊ TENHA UM MESSENGER OU UM SKYPE PRA CHAMAR DE SEU.

Em qualquer empresa existem pessoas. Pessoas com sonhos, aflições, ansiedades e, segundo Maslow, com uma hierarquia de necessidades. O mercado educacional, por exemplo, em nada se diferencia dos outros: as empresas são formadas por pessoas fazendo negócios com outras pessoas e que em determinado momento precisam interagir e fazer parte de um grupo. A tecnologia, os messengers e skypes da vida ainda não substituem o olho no olho. Sob essa ótica, o evento, que é uma estratégia de relações públicas, desempenha um papel muito eficaz.
 
 
Rogério Bandeira de Melo Moreira (rogerio@rm10propaganda.com.br) é publicitário, professor universitário de Propaganda e Marketing do Unisal, Centro Universitário Salesiano de São Paulo. O profissional é especialista em Marketing pela FAAP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e diretor da RM10 Propaganda