A estabilidade econômica do nosso país se reflete, de modo contundente, nos resultados do Estudo de Confiança da Edelman 2011 (Edelman Annual Trust Barometer). O Governo é a instituição com mais credibilidade entre os bra sileiros líderes de opinião, como atestaram 85% dos entrevistados, evidenciando um aumento de 46% em relação ao ano passado e 65% em relação a 2008.
Na sequência das citações, se posicionam as empresas, de um modo geral, com 81% da amostra confiante; as ONGs (80%); e a mídia (73%). Assim como o Brasil, a China também aumentou sua confiança no Governo, em declaração de 88% dos entrevistados, o que significa um aumento de 14% com relação a 2010. A pesquisa, em sua décima primeira edição, foi realizada em 23 países, nos cinco continentes, com 5.075 líderes de opinião, entre 25 e 64 anos. Globalmente, a confiança das nacionalidades entrevistadas na capacidade das instituições de “fazer o que é certo” aumentou, com as ONGs (2010: 57%; 2011: 61%) em primeiro lugar, seguidas por empresas (2010: 54%; 2011: 56%), governo (2010: 47%; 2011: 52%) e mídia (2010: 45%; 2011: 49%).
TRANSPARENTE, MAS HONESTA. SEJA NA PRÁTICA DE NEGÓCIOS, SEJA NA COMUNICAÇÃO QUE TEM DE SER FREQUENTE
Para os brasileiros de maior renda familiar residentes na Nação, as fontes de informação mais confiáveis, entre as tradicionais, são jornais e revistas, com 91%, seguidos pela televisão, com 89%. Entre as digitais, estão ferramentas de busca, com 93%, e blogs, com 85%. Já no universo corporativo, comunicados oficiais, como press releases, relatórios e e-mails, estão em primeiro lugar, com 79%. Segundo a mesma amostra, o que mais influencia a reputação de uma empresa é a prática de negócios de forma honesta e transparente (60%), a comunicação frequente e honesta sobre seus negócios (57%) e a atuação como cidadã corporativo (57%).
Fonte: Edilaine de Abreu
Edelman Brasil