As construções irregulares são cada vez mais constantes à beira do canal São Pedro e o Poder Publico não está nem aí, os moradores correm sérios riscos de terem suas casas inundadas quando a chuva vier com força total, destruindo tudo que tiver pela frente, já aconteceu uma vez, mais ou menos em Janeiro de 2004 todas as casas próximas ao canal foram alagadas até o telhado e as famílias perderam tudo na época. Quem é de Araripina ou mora a partir de 2004, lembra muito bem que a água chegou até a Rua Henrique Alves Batista, que fica no terceiro quarteirão depois do canal.
Aquelas pessoas que estão construindo suas casas hoje em dia a poucos metros do Canal, ou não lembram daquele episódio ou acham que a natureza vai ser sempre generosa com eles. A humanidade limitada e pretensiosa, as vezes acha que tem o poder de controlar a força da natureza, mas não tem.
Depois que acontece uma catástrofe, não sabem a quem culpar, apesar que na situação que o canal se encontra hoje, largado às traças, cheio de mato e de lixo por todos os lados, sem duvida a maior culpa quando a chuva vier e destruir tudo, será desse governo municipal omisso e incompetente que não realiza nenhuma operação de limpeza do canal, com o objetivo de prevenir os transtornos causados quando as chuvas chegarem.
Por Aparecido Santo
Foto: Fredson Paiva