segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Há anos, diversos programas têm sido desenvolvidos visando à erradicação do analfabetismo em todo o país. Daquele analfabetismo que impede que pessoas possam ler e escrever, que entristece e limita nossa liberdade.

No entanto, há um tipo de analfabetismo diferente deste que conhecemos, que não só entristece ou influencia em nossa liberdade, mas que cria o país, o estado e o municipio que temos, descrito principalmente, pela falta de comprometimento com as questões políticas, que faz politica por conveniencia, que vota em politicos corruptos e com uma ficha invejavel de processos.

Trata-se do analfabetismo político, sobre o qual Bertold Brecht assim escreveu:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos;

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, da farinha, da carne, do aluguel, do sapato, do remédio, depende de decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.

Não sabe ele que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos, o político vigarista, pilantra, corrupto e explorador".

Fonte: http://www.ybnews.org.br/?system=news&action=read&id=462&eid=231


Muitos não gostam de falar sobre esse assunto, mas é um assunto de suma importância para o futuro do nosso estado, da nossa nação e nosso futuro. Nós, eleitores de hoje, formaremos o futuro do nosso país, e nós mais do qualquer um temos o poder de mudar qualquer situação, por pior que seja, através do voto consciente. Uma pessoa sozinha não muda, mas a massa popular unida muda, a união faz com que as coisas aconteçam.

Muito tem se ouvido falar da desígualdade social e das injustiças do capitalismo, e mesmo com um líder-politico do avesso a população unida tem a força de desvirar ele e faze-lo conduzir o país do geito que a população quer. Mas a população em geral não têm conhecimento disto e se conforma com seu barraquinho de três cômodos e R$350 por mês de salário. Tudo graças ao desconhecimento e desinteresse que a pessoa tem sobre a política e como ela pode participar, ajudar a mudar sua vida segundo os seus interesses.

Todos fazem política a toda hora, desde de o primeiro xoro por fome até o último suspiro a beira da morte, mas quase ninguém tem consiência disso, principalmente uns lesos que se dizem jovens e votam em um candidato que representa o mais puro autoritarismo e a corrupção. Mesmo sem você querer a política faz parte de sua vida e escêncial que a população - população jovem principalmente - saiba fazer política para que possa mudar pra melhor, segundo o seu interesse. Política não é apenas votar no candidato certo nas eleições, política é cobrar, é agir, é reivindicar, revolucionar, e quem faz a política não é apenas o candidato, é o povo, o povo que comanda, o povo tem a força de mudar o que ele quiser, mas são poucos os que têem consiência disto.

Não seja mais um analfabeto político, vamos tirar os corruptos da politica com um voto responsável, lute pelos seus interesses políticos, estude política, pense em política e faça política. Acretido que se todos soubecem fazer política o Brasil seria um país menos desigual, mais justo e melhor.

Enviado por Amanda Alencar