
Habilidoso em iludir pessoas com seus argumentos convincentes, Emanuel Bringel afim de não perder o seu mandato de Deputado Estadual, convenceu Valmir Filho a desistir de ser candidato também a deputado estadual para apoiar a reeleição de Bringel, em troca Valmir Filho seria o candidato a Prefeito de Araripina em 2012 com todo o apoio de Bringel. Seria muito bom pra Valmir se Bringel não fosse acostumado a mudar de idéia da forma que convém a ele. Na campanha de 2008, Bringel envolveu e jogou com varias pessoas publicas fazendo proposta parecida, entre elas Valmir Lacerda, Vereadora Maria Augusta, até que conseguiu desarticular o prefeito da época Valdeir Batista que acabou desistindo de ser candidato a reeleição para prefeito de Araripina, deixando o caminho livre para o fominha por poder Emanuel Bringel sair candidato e ser derrotado por Lula Sampaio, e agora em 2010 já ofereceu a cadeira de prefeito de Araripina a Valmir Filho, a Dr. Divanágoras (também para desistir de ser candidato a deputado estadual e apoiá-lo) até ao prefeito de Ipubi Chico Siqueira quando este ainda dizia que seria candidato a deputado estadual, Bringel ofereceu a prefeitura de Araripina afim de garantir o seu mandato, resumindo Bringel é um mala sem alça.
É bom Valmir Filho não se iludir muito, nem confiar muito nessa proposta de Bringel, porque o Deputado está fazendo de todas as formas para não perder a boquinha de se reeleger, afinal caso em 2012 ele seja Deputado Estadual, poderá ser candidato a Prefeito e mesmo perdendo a eleição, continuará Deputado.
Uma campanha para prefeito requer um alto investimento, Valmir Filho não espere que Bringel venha a investir alguma coisa na sua campanha não, que primeiro ele vai fazer aquele velho jogo da pesquisa, que está melhor e tal, que todos já conhecem que o diga Valdeir Batista.