terça-feira, 27 de abril de 2010

A GRANDE JOGADA DO PRESIDENTE LULA


Dentro de debates na informalidade entre colaboradores deste blog em que contestávamos a inteligência do nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva, um homem que tem um percentual de brasileiros que avaliam o seu governo positivamente e atinge nível recorde de 75%, surgiram inúmeras duvidas: Como o presidente Lula indica uma mulher como a Dilma para ser a sua sucessora, sendo que ela não tem identidade de povo, é teimosa, arrogante, e inexperiente?

Mas se pegarmos alguns pequenos detalhes como o que o presidente Lula vem se encontrando secretamente na residência oficial da Granja do Torto com lideranças do Partido Verde e Marina Silva, para tratar de assuntos que só Deus sabe, aparece uma pulga atrás da orelha: Enquanto a grande imprensa monopolizada sinaliza um ataque a candidata Dilma e edita um roteiro de destruição de sua reputação onde até a mulher da vendinha da esquina já leu, ela não tem Internet, mas uma sobrinha tratou de imprimir o texto que aponta Dilma como "assaltante de bancos" e "prostituta de guerrilheiros".

Lula como já sabe muito bem o que é ser esmagado pelo rolo compressor dos consórcios multinacionais de comunicação, não seria tolo de lançar o nome do seu sucessor um ano antes, sabendo o que iria enfrentar pela frente para conseguir concretizar o seu projeto de elegê-lo. Enfim, o que achamos é que Dilma é apenas um bode expiatório para tirar o foco na verdadeira candidata do presidente Lula que é Marina Silva.


Marina, por sua vez, cresceu de *4,8% (set/09) para 5,9% (dez/10) e 11% (abr/10). Os dados apontam a tendência que a candidata do Partido Verde é a que mais cresce entre todos os candidatos, inclusive José Serra que estacionou nos 35% (abr/10).
Serra tem vantagem em todas as simulações de um possível segundo turno, menos se for Marina apoiada por Lula, mais da metade dos brasileiros (53%) prefere votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula, 42% dos entrevistados desconhecem quem é o candidato apoiado pelo presidente Lula.

E Ciro aonde entra nessa jogada? Ciro não entra, Ciro sai. Porque como a Dilma tem a tendência de sofrer grande rejeição devido os duros ataques da grande mídia, se o presidente não tivesse a carta Marina Silva na manga, ele cresceria e Lula teria que apoiá-lo contra José Serra, por isso Lula primeiro lhe convenceu a transferir seu domicilio eleitoral para o estado de São Paulo para ser candidato a governador por lá. Mas quando Ciro insistiu que o que queria mesmo era ser candidato a presidente da republica, Lula pediu a Dudu Campos, presidente do PSB, partido de Ciro que desse uma saída honrosa para o deputado do Ceará. Vamos espera outubro pra ver o resultado.

Enquanto isso nesse exato momento, as conversas estão rolando nos bastidores da política nacional.

*Fonte da Pesquisa da CNI - Confederação Nacional da Industria