terça-feira, 2 de abril de 2024

ANALISE POLÍTICA: PP DE ROBERTA TEM ADQUIRIDO PROTAGONISMO EM ARARIPINA POR CONSOLIDAR CHAPA ATRATIVA PARA ELEIÇÃO DE VEREADOR 2024

OPINIÃO: Após uma análise prévia das chapas que se colocam em Araripina, até o momento, o Progressista da pré-candidata a prefeita Roberta Arraes, tem sido o partido mais almejado para quem pretende disputar uma vaga para o legislativo com maiores chances de chegar lá.

Diante das novas regras que dificultam a montagem de chapinhas, pois é preciso ter 90% do coeficiente para entrar na disputa  de sobras colocando em risco após o processo de filiação alguma desistência inviabilizar uma chapa que faria 1 e passar a fazer nenhum, como aconteceu para deputado federal em Pernambuco na eleição de 2022 onde PODEMOS, PSDB/CIDADANIA, PDT, deixaram medalhões sem mandato como Wolney Queiroz, Daniel Coelho e Ricardo Teobaldo, mesmo com grande votação não participaram da distribuição de vagas. O que trás uma alerta para montagem das famosas chapinhas  em todo o Brasil, que essa nova regra faz com que mesmo tendo muitos votos, candidatos não participem das vagas. 

O cenário em Araripina coloca o atual prefeito Raimundo Pimentel num "quebra-cabeças" para montar chapas para acomodar seus 11 vereadores de mandatos, segundo dizem, ele deve tentar montar 3 chapas, com o desafio de ter cerca de 27.000 votos na proporcional para salvar apenas os 11 vereadores, o que chega a ser um duelo enorme para às novas lideranças que sonham com uma vaga na Casa Joaquim Pereira Lima.

Já o PP hoje com apenas um vereador de mandato, Francisco Edvaldo e candidatos robustos, já se coloca com projeção de 2 vagas, com grande possibilidade de fazer a terceira, colocando como paralelo as votações dos mesmos candidatos em 2020, além dos votos de legenda por ter candidatura majoritária, o que pelo histórico somam mais 1.000 votos para a chapa, o que deve fazer com que atraiam um grupo de candidatos que querem buscar a vaga de forma justa, e em Igualdade, devendo atrair uma grande debandada nos últimos e possivelmente garantindo 5 vagas na Câmara. 

O fato é que o PP virou a bola da vez na eleição de vereador de Araripina, há muita água ainda pra rolar nos próximos dias. Mas com certeza Roberta tem feito o dever de casa e deve sair grande desse processo.

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações da Agência de Notícias

"Deus Seja Louvado!"