OPINIÃO: O Blog Casa de Abelha, hoje vem falar da Eleição de 2026 exclusivamente para o Governo de Pernambuco. Após um ano e dois meses sentada na cadeira de chefe do executivo estadual, a governadora Raquel Lyra (PSDB), ainda está patinando para impor a marca do seu governo, na verdade, ela tem demonstrado ser uma figura "engessada", pessoa forçada, que não age com naturalidade, que parece estar sempre imitando alguém, que não é natural.
Diante do impacto negativo na comunicação da sua gestão, e promover uma verdadeira dança das cadeiras no seu secretariado, Raquel ainda vive de exonerar e nomear secretários, só na última segunda-feira (19), foram quatro novos nomeados.
Seu discurso cansativo e entediante causou até um mal estar na última vez que ela esteve na ALEPE, em sua fala na abertura do ano legislativo da Casa, um áudio vazado do presidente Álvaro Porto (PSDB), com críticas a ela provocou reações negativas dentro do governo, na imprensa, e no partido que ambos fazem parte. Na ocasião, Porto disse que Raquel “conversou merda demais” e “não disse nada”.
A fala foi registrada pelo microfone do deputado que ele não percebeu que ainda estava aberto em conversa com outro parlamentar, que não foi identificado, Porto disse ainda que queria saber de qual Estado a governadora estava falando enquanto enumerava às conquistas do ano de 2023.
Quem observa a política com mais precisão, percebe que ao mesmo tempo que o PSB trabalha a reeleição de João no Recife, também já projeta a volta do partido ao Governo de Pernambuco. A nomeação do deputado estadual Antônio Coelho, como secretário de Turismo de Recife, foi a confirmação da aliança com os Coelhos de Petrolina, que além de Antônio, veio no pacote, Miguel Coelho, o deputado federal Fernando Filho, o ex-senador e estrategista político Fernando Bezerra Coelho, além de inúmeras prefeituras em várias regiões do estado controladas pelos Coelhos. Diante disso, basta observar às cenas dos próximos capítulos onde a projeção de João Campos para ser o próximo governador de Pernambuco já é uma realidade.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência de Notícias
"Deus Seja Louvado!"