A prefeita Helbinha Rodrigues, juntamente com alguns vereadores e secretários, estiveram participando da agenda da governadora Raquel Lyra (PSDB), no Sertão do Araripe. Na oportunidade, a governadora foi anunciar o início do fornecimento do gás natural no Araripe, e inaugurar uma nova subestação de energia na região.
O anúncio foi feito na última terça-feira (6) em cerimônia realizada em Araripina. A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) passará a abastecer o Polo Gesseiro do Araripe, proporcionando sustentabilidade à produção. O investimento inicial é na ordem de R$ 6 milhões e o projeto piloto será iniciado em abril. Para incentivar as empresas a adotarem a nova forma energética, o Governo do Estado zerou o ICMS do gás que será vendido para as indústrias do gesso.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, os produtores não terão limites para produção, também podendo trazer outras empresas para fabricar no Sertão do Araripe. “Isso representa uma vitória de mais de 30 anos de espera por uma mudança de matriz energética que possa preservar a caatinga, garantindo que possam parar de usar a lenha como combustível. É uma mudança de realidade e tempo para o pólo gesseiro”, afirmou ele.
As empresas dos seis municípios que compõem o Polo usam lenha, como matriz energética escassa, e que atualmente provoca o desmatamento da Caatinga. Com a adoção do gás natural, a indústria local será mais sustentável ambientalmente, com uma combustão mais limpa.
A região é responsável por 97% de todo o gesso produzido no Brasil e a gipsita (matéria-prima do gesso) encontrada nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Santa Filomena e Trindade, é considerada de alta qualidade, com a pureza do minério variando entre 88% e 98%.
A Copergás tem a intenção de construir um terminal de regaseificação no Araripe para viabilizar o projeto. Uma estrutura semelhante já está instalada nos municípios de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e em Garanhuns, no Agreste.
ENERGIA – Ainda em Araripina, a prefeita Helbinha participou da inauguração de uma nova Subestação de Energia no município. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 100 milhões e vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade para cerca de 360 mil pessoas que residem nos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Parnamirim, Santa Cruz, Granito e Moreilândia.
“Com maior capacidade e qualidade no fornecimento de energia, a partir da inauguração da subestação Araripina II, a região vai ser propícia para atração de novos empreendimentos, garantindo mais emprego e renda para a população”, disse a governadora.
"Estivemos conferindo os avanços do governo estadual na visita da governadora em nossa região. Destaque para a chegada do gás natural da Copergás no polo gesseiro do Araripe, promovendo empregos e fortalecendo nossa indústria. Além disso, inauguramos a subestação da Neoenergia, garantindo fornecimento estável de energia. Mais uma conquista importante para nossa região! Seguimos avançando!" Disse a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da ASCOM-PE
"Deus Seja Louvado!"