quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

ELEIÇÕES 2024 PARA A CÂMARA DE ARARIPINA PROMETE SER UMA DAS MAIS ACIRRADAS, PRINCIPALMENTE PARA VETERANOS

Começando pelo grupo do prefeito que conta com 11 dos atuais 15 vereadores, sendo: Aurismar, Camila Sampaio, Camila Modesto, Doval da Saúde, Evandro Delmondes, Rodrigo Cobrinha, João Doutor, Kaligia Mateus, Luciano Belo, Luciano Capitão e Roseilton Oliveira. Segundo informações preliminares, o grupo da situação pretende fazer 3 chapas proporcionais para acomodar vereadores de mandatos e os com potencial eleitoral como alguns suplentes das eleições 2020, e remanescentes da oposição que desembarcaram durante esse mandato do prefeito. Essa briga promete ser bastante competitiva e os vereadores de mandatos que passaram esses últimos anos sem dar às caras nas suas bases eleitorais vão precisar correr atrás do tempo perdido sob a ameaça de não voltar para a Casa Joaquim Pereira Lima em 2025. 

Para a oposição com apenas 4 vereadores: Silvano do Morais, Divona, Francisco Edivaldo e João Dias, às eleições também não serão nada fácil, até porque ainda não se sabe se terão mesmo dois palanques, um de Roberta Arraes e outro de Tião do Gesso, ou apenas um com a união deles numa candidatura única. 

Enquanto isso, esses quatro parlamentares vivem uma incógnita sem saber se a oposição terão duas chapas ou apenas um "chapão" onde cabeças irão rolar e veteranos ameaçados de não renovarem os mandatos, dando lugar para alguma novidade como sempre aconteceu nas últimas eleições para a Câmara de Araripina. 

Os remanescentes tanto do grupo do prefeito quanto da oposição, se não estiverem atentos nos partidos que irão se filiar para participarem do pleito eleitoral com chances de serem eleitos, poderão mais uma vez servirem apenas de escada para mandatários renovarem seus cargos. 

Informações que chegaram em nossa Redação dão conta que Paulo de Zé de Senhor e Idelfonso Dumel mais uma vez irão montar uma chapa independente sem vereadores de mandatos com objetivo de oferecer oportunidades iguais para todos os concorrentes a uma vaga de vereador nas próximas eleições. Segundo eles, nessa eleição a chapa buscará eleger entre um ou dois vereadores. 

Essa estratégia que Paulo e Idelfonso utilizam em eleições, tem dado oportunidades iguais a todos os membros que participam dela. Pelo menos nas duas últimas eleições, por exemplo, em 2020, o atual vereador Luciano Belo, conquistou seu primeiro mandato numa formação de "chapinha", na eleição de 2016, o contemplado foi Mazinho de Zeca, ou seja, historicamente, a "chapinha" tem dado certo, elege um. 

Para às eleições 2024, Paulo e Idelfonso, já se articulam para montar uma chapinha objetivando eleger um, ou dois vereadores. Segundo eles, o momento é oportuno para conversar com aqueles pré-candidatos que já disputaram eleições, ou pretendem saírem candidatos pela primeira vez. 

Como percebermos, às próximas eleições para vereador em Araripina prometem ser uma das mais competitivas de todos os tempos, e os atuais vereadores que passaram esses últimos anos apenas gozando das vantagens do cargo sem trabalhar para a população, certamente não renovarão seus mandatos. O povo costuma sempre dar a resposta nas eleições. 

DA REDAÇÃO

Por José Portnalli Alencar

Com informações da Agência de Notícias

"Deus Seja Louvado!"