quarta-feira, 21 de setembro de 2022

ROSEILTON OLIVEIRA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE ENERGIA LIMPA NA CHESF

O presidente da Câmara Municipal de Araripina, Roseilton Oliveira (UB), esteve em reunião com o superintendente de engenharia de geração da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Eduardo Alexandre Matos. 

Em entrevista concedida ao jornalista Roberto Gonçalves, nessa terça-feira (21), na Arari FM, ele disse que a conversa girou em torno da geração de energia eólica e solar, a CHESF é uma das empresas da Eletrobras, é uma sociedade de economia mista e capital aberto que administra 14 usinas hidrelétricas, uma termelétrica, 111 subestações e mais de 19 mil quilômetros de linhas de transmissão em todo o território nacional.

O vereador presidente, disse que saiu da sala animado com a conversa que aponta novidades do desenvolvimento para a região do Araripe, reconhecida pela empresa como uma grande geradora de energia eólica (produzida a partir da energia cinética do vento (massas de ar em movimento) e do aquecimento eletromagnético do Sol (energia solar), que, juntos, movimentam as pás de captadores), ele também deixou claro que o poder público de Araripina está à disposição para implementação de projetos.

“A gente tinha marcado essa audiência para tratar sobre alguns projetos de extensão de energia eólica e energia solar em Araripina, na realidade, são projetos que valem para o Brasil, a energia eólica mudou totalmente a realidade de alguns municípios, como Marcolândia, Simões e Curral Novo no Piauí”, disse Roseilton.

O Brasil visualizou essa questão da geração de energia eólica e se tornou o maior produtor de energia renovável do mundo, o Nordeste, o principal produtor da energia eólica, destacando a região do Araripe, cidades como Araripina e Ouricuri com excelente potencial, reconhecido nacionalmente.

“Araripina tem buscado parceria para desenvolvimento da região na questão da energia eólica e solar”, disse ele.

Em uma entrevista ao Jornalista Roberto Gonçalves do Programa Araripina Urgente, Roseilton comentou que Araripina está com sinal de crescimento turístico, e que a geração de energia vem atraindo novos empreendimentos, aproveitado essa potencialidade, tem levantado novos negócios e mudando situações.

“Uma das coisas mais importantes que eu achei e que eles elogiaram muito, foi que a cidade já tem uma agência de meio ambiente, isso facilita muito, é uma realidade que vem acontecendo. Espero que os nossos jovens venham a se preparar para que a gente não entre só com uma mão de obra pesada, mas que tenhamos uma gente preparada, não só para participar, mas também para dar esse suporte”, comentou. 

DA REDAÇÃO 
Com informações do Blog do Roberto
Edição/José Portnalli Alencar