O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) iniciou uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (03) no Palácio Bandeirantes, acusando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de negligente e irresponsável por tratar o Covid-19 como uma "gripezinha". Além disso, promover aglomerações, incentivar o não uso de máscaras, e não ter capacidade administrativa de conter o vírus.
Segundo Dória, o Brasil já poderia ter começado a vacinar em novembro do ano passado se não fosse a resistência do governo brasileiro que negligenciou às vacinas do Butantã tratando o vírus com indiferença.
O governador de São Paulo também acusa o governo Bolsonaro de ter tirado recursos para custear leitos no estado. Segundo ele, foi necessário entrar na justiça para que o governo federal voltasse a enviar recursos para custear os leitos.
"Não podemos banalizar a morte, nem tratar o vírus como uma gripezinha. A morte é uma dor profunda que atinge todas as pessoas que tem sentimentos.' Disse Dória.
"Infelizmente, o Brasil é o único país do mundo onde existem prefeitos e governadores lutando para salvar vidas, e um presidente negacionista que brinca com as vidas do povo brasileiro." Completou Dória.
Seguindo a pauta da coletiva, Dória anunciou que todo o estado estará entrando na fase vermelha a partir da zero hora de sábado (06) e até o dia 19/03.
O governador de São Paulo tem assumido o papel de líder entre governadores do Brasil, encorajando os demais a reivindicar recursos do governo federal para combater o Covid-19. Inclusive, quando necessário, acionar a justiça para que governo federal cumpra com suas obrigações. Como afirmou Dória, foi necessário entrar na justiça para o governo federal liberar recursos, assim fez São Paulo, Maranhão, e Bahia. Certamente, os outros estados seguirão esse mesmo caminho.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
VEJA MAIS NOTÍCIAS:
www.casadeabelha2010.blogspot.com