Faltando uma semana para as eleições, ele lidera com 48,2% das intenções de votos, abrindo uma frente de 7,3 pontos contra o candidato da oposição Tião do Gesso, do Solidariedade, que aparece com 40,9%.
Votos brancos e nulos somam 2,3% e os indecisos chegam a 8,6%.
Na consulta espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o candidato sem o auxílio do disco com todos os nomes, Pimentel também lidera com 44,3%, enquanto Tião foi mencionado por 38,3%. Os indecisos chegam a 15,1% e brancos e nulos são 2,3%.
O Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 30 e 31 de outubro, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
A pesquisa é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Araripina) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE.
Quando o levantamento é estratificado, Pimentel tem os maiores percentuais entre os eleitores na faixa etária entre 45 a 59 anos (51,3%), entre os eleitores com grau de instrução médio (54,7%) e entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (65,1%). Por sexo, tem a preferência e de 51,3% dos homens e de 45,7% das mulheres.
Tião do Gesso, em contrapartida, possui os melhores índices entre o eleitorado jovem (46,2%), entre o eleitorado com grau de instrução superior (52,9%) e entre o eleitorado com renda acima de cinco salários (50%). Por sexo, 41,9% são mulheres e 39,6% são homens.
AVALIAÇÃO DE GESTÃO
O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Raimundo Pimentel (PSL) tem a aprovação de 56,9% e desaprovação de apenas 30%. Já 13,1% não responderam.
O governador Paulo Câmara (PSB) é aprovado por 36,2% e reprovado por 34,9%. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conta com aprovação de 43,7% e é desaprovação de 33,7%.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Fonte: Blog do Magno