quinta-feira, 28 de novembro de 2019

MUNICIPALIZAÇÃO DO LIXO PODE VIRAR REALIDADE COM EMPRÉSTIMO DE $5 MILHÕES DO BANCO DO BRASIL PARA A PREFEITURA



A Mesa Diretora apresentou na reunião ordinária da ultima quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores de Araripina um projeto pedindo autorização ao Legislativo para receber um empréstimo ofertado pelo Banco do Brasil no valor de $5 milhões de reais.

Após gerar certa polêmica por parte dos vereadores da oposição, o Blog Casa de Abelha decidiu apurar minuciosamente a destinação dos $5 milhões de empréstimo do Banco do Brasil para a prefeitura municipal de Araripina, por entender que a população precisa de uma opinião imparcial sobre os fatos. Concluímos que a polêmica gerada pela bancada de oposição não passa de ações centralizadas de política partidária, ou seja, os vereadores não precisam ser aliados do prefeito para aprovar um beneficio que irá modernizar e ampliar o atendimento público nas secretarias de governo com investimentos em aquisição de equipamentos com o objetivo final de promover qualidade nos serviços públicos.


Segundo o que apuramos, caso esse novo recurso seja aprovado pela Câmara, a prefeitura pretende adquirir:

02 caminhões coletores de lixo
02 patrol
02 retroescavadeira
02 jipes tração 4x4
02 motocicletas

Entre outros equipamentos que serão usados para a limpeza urbana e para a modernização das secretarias de infraestrutura, agricultura, desenvolvimento urbano, finanças/administração, e tratamento do lixo na zona urbana e rural.
Com a aquisição desses equipamentos para a limpeza urbana e tratamento do lixo, será uma oportunidade de municipalizar o lixo investindo na modernização de equipamentos, capacitação de pessoal e campanhas ambientais, possibilitando o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de tirar das terceiradas esse serviço que leva para fora de Araripina a maior fatia dos recursos investidos nesse setor sem deixar nenhuma contrapartida.  


O projeto se encontra em tramitação na Câmara, mas qualquer cidadão pode acompanhar de perto o andamento e a destinação dos recursos, e como cidadãos fazerem suas próprias conclusões se os vereadores em exercício estão legislando de fato representando a população, ou em causa própria e seus grupos políticos.

AS REUNÕES NA CÂMARA MUNICIPAL DE ARARIPINA SÃO TODAS AS QUARTAS-FEIRAS A PARTIR DAS 19H.

DA REDAÇÃO
Por Portnalli Alencar Filho