quinta-feira, 4 de maio de 2017

SOCORRO PIMENTEL COBRA AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL QUE INCENTIVEM ÀS ATIVIDADES ECONÔMICAS NA REGIÃO DO ARARIPE

O incentivo às atividades econômicas de toda a região estadual, desde o inicio, tem sido uma prioridade no mandato da deputada Socorro Pimentel (PSL). 

Desde 2015, tem trabalhado apresentando propostas e cobrando do Governo do Estado ações voltadas para a agricultura familiar e de subsistência, para a caprino-ovinocultura, apicultura, mandiocultura, para a bacia leiteira de Bodocó e também para o polo gesseiro do Araripe. Essas atividades, que são a base do desenvolvimento econômico de cada região, garantem a sobrevivência da maioria da população sertaneja que atualmente tem lutado para sobreviver com a falta de incentivo por parte do Poder Executivo.

Maior produtor de gesso do Brasil, o polo gesseiro do Araripe é responsável por mais de 95% da produção nacional. São 3 milhões de toneladas de gesso produzidos anualmente. No entanto, com a retração do setor imobiliário, onde quase 100% das empresas do polo concentram seus clientes, houve uma grande redução no número de funcionários, diminuição de quase 60% da produção e muitas empresas chegaram a fechar. Outro grande desafio é o alto custo dos fretes.
Em várias oportunidades, a deputada tem solicitado ao governador Paulo Câmara, políticas públicas para amenizar a crise que afeta o polo gesseiro, como a redução da alíquota do ICMS para os mesmos níveis estabelecidos ao polo de confecção, a redução de 60% da base de cálculo do ICMS frete com penalidade para o transportador e tornar não obrigatória a substituição tributária do ICMS frete.

Outra questão diretamente ligada às atividades econômicas do sertão é a falta de ações que garantam a chegada de recursos hídricos para que o trabalho seja desenvolvido. A falta de acesso à água vem prejudicando não somente a vida das famílias no dia a dia em seus lares, mas tem impedido que os sertanejos trabalhem para o seu sustento. Desde 2015 a deputada tem solicitado do Governo de Pernambuco a manutenção e o desassoreamento das barragens da região, bem como o conserto da comporta da Barragem do Chapéu, em Parnamirim, e a perfuração de poços em todo o Araripe.
Com a vinda do governador e toda sua equipe ao Araripe esta semana, que ações efetivas sejam apresentadas. "Ao longo desses dois anos de gestão do atual governo, o Araripe não foi contemplado com uma ação sequer. A população não pode continuar esperando. O Araripe precisa de medidas efetivas. Governador, o sertanejo merece respeito!" Desabafou Socorro Pimentel.

ASCOM/Gabinete