segunda-feira, 10 de março de 2014

ALUNOS DA FACIAGRA CRIAM PROJETO DE PATRULHA AMBIENTAL

Os alunos do 4º período do curso de Gestão Ambiental da Faciagra criaram um projeto que tem como objetivo a defesa do meio-ambiente e diminuir o desmatamento descontrolado do ecossistema da Caatinga.

Trata-se do Projeto de uma Patrulha Ambiental Municipal Itinerante (PAMI), que tem como seu objetivo principal, a defesa do tão castigado ecossistema da Caatinga, que vive momentos críticos, com o desmatamento indiscriminado, a extinção de algumas espécies da fauna, a poluição dos recursos hídricos, poluição do ar e solo, como também trabalhar a implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, lei 12.305/2010, dentre vários outros problemas relacionados ao Meio Ambiente.

Contando com empenho e perseverança de alguns professores do curso, e juntamente com a resistência dos “sobreviventes” como são chamados os alunos do curso de Gestão Ambiental pelo alto índice de evasão, por se sentirem desestimulados pelo alto valor da mensalidade, e problemas administrativos pedagógicos.

Estes guerreiros ambientais se uniram com a finalidade de alavancar este projeto e estimular os futuros acadêmicos, expandindo a área de atuação dos profissionais, com a implantação da Patrulha Ambiental, projeto ímpar nos municípios brasileiros.

A implementação deste projeto e de fundamental importância para o semi-árido nordestino, que irá colocar o município em foco nacional por ser pioneiro neste relevante passo para a preservação ambiental adequada, precisando e dependendo do apoio do órgão Municipal onde será executado.

A Patrulha Ambiental além do trabalho exposto anteriormente poderá desenvolver oficinas que trabalhem a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidiá-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como cidadãos e agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.

No mundo de hoje já se coloca a necessidade de refletir e tomar atitudes reais, sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida nos municípios, estados, País e planeta Terra.

AUTOR: MARQUEL JACOB PEREIRA
ALUNO DO 4º PERÍODO

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL