Cumprindo agenda na capital pernambucana, a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues (UB), esteve na última segunda-feira (10), participando da solenidade que deu posse ao novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a autarquia tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região do Nordeste.
Helbinha viajou até Recife acompanhada do prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa (PSB), e da prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB). A grande maioria da classe política pernambucana estava presente na solenidade.Em seu discurso de posse, Danilo Cabral, agradeceu a confiança do presidente Lula, que estava representado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e reforçou a relevância da Sudene para a sociedade. “Eu queria agradecer a confiança do ministro Waldez, por fazer parte dessa equipe, sabendo que a gente tem um enorme desafio nesse novo momento que estamos vivendo no país. A Sudene é uma instituição que tem 63 anos de história com relevantes serviços prestados ao Nordeste brasileiro na redução das desigualdades”, afirmou.
O novo superintendente destacou, ainda, que terá pela frente o desafio de reerguer a superintendência, após o desmonte sofrido pela instituição nos últimos quatro anos. “Infelizmente, a gente viu que o debate federativo foi obstruído, a Sudene foi esvaziada em função de diferenças políticas com a região. Nós precisamos reconectar a Sudene com as instâncias em que dialogam com as questões regionais”, completou o superintendente.
À frente da Sudene, Danilo Cabral coordenará as ações da autarquia com reflexos em mais de dois mil municípios, englobando todo o Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.Também estiveram presentes na posse, os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Após a posse de Danilo, a prefeita Helbinha, ainda esteve visitando a FENEART, a maior feira de artesanato da América Latina, que reúne no Centro de Convenções de Pernambuco, artesãos de todo o Brasil e de algumas partes do mundo, de 5 a 16 de julho, e os artesãos de Trindade estão expondo suas obras na feira nacional de negócios do artesanato, que é o epicentro da arte popular.
DA REDAÇÃO
Por José Portnalli Alencar
Com informações da Agência de Notícias